ORIXÁS DE IFÁ E ORIXA DE QUEM ?

Orixá de Ifá e orixá de quem? Escutamos muitas vezes esse orixá é de Ifá e esse orixá é de candomblé. Isso é um babado forte que vamos ver agora.

Eu sou o Baba e Oba Alexandre de Exu. e escuto isso sempre. As pessoas dizerem isso. Que esse orixá é isso, aquele é candomblé. O outro é de Ifá. E ai vai. Meus amados irmãos e amadas irmãs. Isso é a mesma coisa que dizer que Deus é uma religião só. Ou que somente uma religião tem Deus as outras não.

Tem orixás que falamos que são de Ifá, pois as pessoas de candomblé não conhecem, não cuidam e não se beneficiam do orixá. Mas ele é de todos e não de um grupo fechado. O orixá não tem barreiras. Eles são IRUN.

Qualquer pessoa iniciada e que tenha recebido ele de forma legitima e autentica tem o orixá. Aí pode levar ele para candomblé. A pergunta orixá diferencia Ifá, candomblé, batuque e Omolocô. Claro que não, para ele importa que a pessoa tem o direito de lidar com as coisas dele.

Que está no odu ika-egbé. Ocorre que candomblé teve uma disputa com o povo de Ifá e de ancestralidade. Aí separou o que antes era junto. Todos são IRUN, ou seja, enviado por Olódùmarè para auxiliar a humanidade a ser feliz. E para eles se a pessoa recebeu dentro do ritual de consagração. Isso que importa.

Ai o povo de candomblé parou de ter acesso e ao conhecimento. Ifá não pertence a ninguém, pertence a toda humanidade e Orunmilá, está para servi e orientar a todos. Então vamos para de isso é de Ifá, isso é daquilo. Não existe. Mas deveria existir a união.

Tudo é candomblé, pois candomblé quer dizer toda gama de informações e pratica religiosa que atravessou o atlântico para cá.
Tudo para beneficiar os seres humanos.

Babalorixás, Ìyálorixá, Babalawôs, Isefás, Itefas, apetebis, ìyanifas oriates, obas, ogans, ekedes e os iniciados. União em nome de Olorun.