Saiba quais são os fundamentos de Casa de Santo

Saiba quais são os fundamentos de Casa de Santo

Muitos acham que fundamento de uma casa de santo é chão e cumeeira, como vulgarmente se fala. Mais o certo é aye-orun. E no meio esta a arvore da vida, que é Iroko. Quando se cultua AJAGUNMALE e ONILÊ, eles ão o orun e o aye.
Outro ponto é Ogun e Exu do portão, onde também se pode usar Logun. Ai chegamos ao ariaxé, onde temos que ter atenção especial. Mais caminhando um pouco mais chegamos na cozinha de santo, onde temos orixá específicos.
Ai tem os demais santo de fora e da rua. Mais tudo isso não é nada se o pai ou mãe de santo não tiver sido confirmado como Oloyê, após tomar obrigação de sete anos. Ai depois de ter sido confirmado Oloyê ele pode ser Consagrado Yalorixá ou Babalorixá e receber seu Igba-Axé.
Sem ter o IGBÁ-AXÉ, ele ou ela não é pai ou mãe de santo, pois ai entra outros orixás e acima de todos Oduduwa.
O que acontece e que muitos que não tem nada se auto denominam pai e mãe de santo, sem ter obrigações em dia. Não tem nem a de 7 anos, mais dizem que jogam e são pai de santo e jogam por Ifá, mesmo sem ser iniciados em Ifá.
Alguns abrem uma portinha e recebem um Exu e uma pomba-gira lá das quantas, que é coisa de Umbanda e afirmar ser pai ou mãe de santo.
Outros fazem santo, tomam obrigação e como não sabem nada de candomblé, ficam fazendo uns ebozinhos nas pessoas, quase o mesmo para todos, alegando que são feitos de santo. Mais que cuidam pelo lado da Umbanda do orixá do candomblé.
Ai cada o fundamento, não tem. Por isso a religião fica nessa. De se enganar as pessoas.
Baba e Oba Alexandre de Exu.