Sabemos que a força do orixá fica no igba, junto com os artefatos que ali estão e a pedra.
Mas essa força do orixá deve ser renovada de tempos em tempos ou no máximo uma vez ao ano. Ano ioruba e não gregoriano.
Senão a força ali se inverte e o igba acaba se tornando um perigo, para todos a sua volta e para o dono.
Além disso o igba precisa do movimento da terra do axé, senão fica uma energia estagnada e é ruim.
E muitas vezes fica renovando apenas a energia estagnada e puxando negatividade para a pessoa e ao fim de um tempo que pode variar muito, aquilo vem e o estrago é grande, pois não se tem neutro e terra.
Que são dois grandes orixás, que regem a polaridade.
Muitos acham que santo é casa é coisa boa, que protege, mas é ao contrario só prejudica e muitos nem sabem.
Não se cuida do próprio santo. Para isso tem zeladora e zeladores de santo e quem é zelador de santo tem o seu zelador ou zeladora. Ou seja, cada pai de santo ou mãe de santo tem o seu pai ou mãe de santo que são os avós de santo da casa.
Casa particular não é lugar de santo, nem quartinho cantinhos. Que não tenha os santos de terra, não tenha movimento de energias.
Mas o povo quer porque quer, para dizer que cuida do seu santo, tudo que não pode.