VENDO AS HIERARQUIAS DENTRO DE IFÁ

Eu sou o babalorixá Alexandre de Exu, Oba e Itefá de Ifá, venho esclarecer uns pontos que as vezes entramos em duvidas aqui no Brasil. Primeiro não é todo babalawo que joga e da consulta. A consulta de odu no caminho de lesse-orixá ou lessa-egun. Tem que ser feito por pessoa iniciada nestes cultos e em Ifá. Que vai acessar os 256 odus de ifá. Existe uma rivalidade entres povo de Ifá e povo de Axé. Onde os de Ifá desejam a supremacia do culto. E não o equilíbrio e a troca de informações de maneira pacífica e ordeira. Os sacerdotes do orixá Orí podem acessar os odus de Vida, nascimento e caminho e ainda são os que podem ver odu de feitura e obrigação. Saber se estão positivo ou negativos. Isso dentro da casa de santo.

São 16 famílias de Ifá na África ou eram, onde a meca é a cidade de ILÊIFÉ, local sagrado para todos os de Ifá.
Mais uma informação tem orixá que só fala pelo Obi. Mais é um fundamento antigo e serio que tem ver com a sua Ialorixá ou Babalorixá.

IFÁ EM CAMINHOS DE ORIXÁ

OMO-IFÁ – São as pessoas apresentadas a Ifá, para começar a lidar com Ifá dentro da casa de Axé. Podendo no futuro seguir o caminho mais profundo em Ifá. O baba- Ifá Torode fez muitas apresentações e ensinava também. Na sua casa no Méier RJ.
AWO IFÁ – Quem está começando nos ritos de Ifá em algumas ramas.
ÌYÁ APETEBI – se usa esse termos para as Ìyálorixás iniciadas em Ifá ou que tenha 7 anos e iniciada em Ifá.
BABA IFÁ – awofakan ou Isefá , egbome iniciado em Ifá. Primeira mão de ifá pode jogar pelo 16 odus. Se já tiver 7 anos de orixá no chão e recebido jogo de orixá.
ORIATÉ ou OBAONIORIATE – basicamente é a mesma coisa, diferem na quantidade ou tipos de santo de poder que tenham. Usam os 256 odus e tem a segunda mão de Ifá. Mas são a ligação de Ifá com orixá ou egungun.
ITEFÁ – A mesma coisa que o Oriaté e o Oba, vale as mesmas regras.
OOBSERVAÇÃO – O awofakan, o oriaté e o oba como o Itefá são chamados também como olowô-orixá ou babalawo de orixá em Lesse-orixá ou Lesse-egungun.

Em Ifá temos os Iwarefa são;

ARABA (Oluawo)
O título de Araba é o mais importante dentro do culto de ifá, normalmente em terras yorubas um Araba é escolhido com base em critérios:
-Conhecimento inquestionável e Apoio unânime
O Araba representa o grupo de Babalawos de uma cidade ou de um país.

AKODA – o segundo
Babalawo Agbalagba preparado para substituir o Araba em caso de morte ocupa imediatamente o cargo do Araba mantendo os rituais mesmo no período de luto.

ASEDA – o terceiro
Babalawo Agbalagba, o terceiro na hierarquia, preparado para substituir o Akódá.

AGBONGBON
Babalawo especialista em Oriki, considerado a memória da família, capaz de recitar o conhecimento contido nos versos de ifá de cada odu.

ERINMI
Babalawo com conhecimento inquestionável sobre os rituais secretos casa de Ifá.

AGIRI
Babalawo que sabe muito de odu.

AWISE
O Awise fala em nome da família e é autorizado pelo seu Oluwo ou Araba, sendo assim deve ser um Babalawo bastante experiente na forma de falar, para que não se tenha mau entendidos.

TEMOS OS EGBÉS IFÁ
ALAKEJI
Esse título só pode ser usado por um Babalawo muito experiente ele substitui o Oluwo dentro do Ile Ifá em todas as situações com exceção das iniciações.
ALARA
Babalawo experiente especialista na relação com os iniciados, e iniciações em geral. Que lida diariamente com os iniciados acalmandoe incentivando na iniciação.

OKUNMERI
Babalawo cuida das cerimonias internas.

AGUNSIN,
Quando vão algum lugar é esse o responsável pelo deslocamento dos membros do Egbe Ifá. Pela logística em geral e os gasto.

ARANISAN
Babalawo experiente que orienta cerimonia diante de Osun, no ritual de itefa. O Opa Osun.

AMUKINRO
Babalawo experiente que orienta os iniciados dentro do Ile Ifá em cerimonias que é consultado ikin.

KAWOLEHIN
Babalawo experiente que orienta os iniciados em rituais e festejos internos e externos.

OLUWO
Existem dois títulos diferentes descritos pela palavra Oluwo, um dentro do ifá e outro dentro da sociedade Ogboni.
Vamos falar do título restrito ao culto de Orunmila.
O Oluwo pode ser escolhido ou não entre os cargos acima citados.
O Oluwo é um Babalawo que tem autorização para iniciar outros Babalawos.

OJUGBONA
O Ojugbona é o Babalawo que participou da iniciação que tem a função de treinar, mas não tem o poder de autorizar o novo awo para que faça iniciações ou consultas.

BALOGUN
Balogun é um titulo muito importante o Babalawo escolhido para essa função deve ser muito experiente para lidar com as questões que envolvem os rituais e as relações internas e externas da família, no tocante a proteção do Ile Ifá, e seus membros.

SOKINLOJU
Esse titula deve ser dado a um Babalawo antigo dentro do Egbe é uma espécie de observador com autoridade para corrigir erros e procedimentos no dia a dia do Ile Ifá.

AKOGUN
Esse título só pode ser dado para um Babalawo experiente, normalmente o Akogun auxilia ou substitui o Balogun.

SUREPAWO
Esse título pode ser ocupado por um Babalawo jovem, o Surepawo é encarregado de pagamentos, compras e afazeres fora do Ile Ifa.

ASAWO
Babalawo jovem ou Awo kekere que auxilia o Surepawo. Carrega as compras.

FEMININO

IYANIFA
O nome Iyanifa é muito confundido, considerando se que pode ser usado em duas situações diferentes.
-Iyanifa (aquela que possui ifá, sacerdotisa), também conhecida como Iyaonifa.
-Iyanifa (toda mulher submetida à itefa).

IYA APETEBI
-Iya apetebi na religião tradicional yoruba é a esposa do Babalawo.
Observação: normalmente as iya apetebis devem ser iniciadas em Osun.

IYANIFA IYA APETEBI
No caso da Iyanifa Iya Apetebi (Aiya) esposa do Oluwo, do Egbe Ifá, as exigências são maiores em razão da alteração da hierarquia considerando que o titulo é superior aos demais remetendo imediatamente a Iya Apetebi e Iyanifa a o segundo cargo dentro do Egbe ifá.
IYALODE AWO
Iyanifa líder das mulheres no Egbe Ifá.

AJIGBEDA AWO
Iyanifa experiente auxiliar da Iyalode.

Em cada família a hierarquia pode sofrer alterações, mas de um modo geral o processo é semelhante, sendo assim devemos aclara que a expressão primeiro e segundo escalão em nosso texto foi usada por não nos ocorrer no momento palavra mais adequada, em nenhum momento com intenção de diminuir ou menosprezar os demais.

Participantes de Ifá Cuba ou outras ramas
AWO– o que só pegou guerreiro e esta se preparando para ser uma apetebi ou awofakan.
APETEBI – mulher iniciada em Ifá, só vai até a primeira mão.
AWOFAKAN – homem iniciada em Ifá, tem a primeira mão ai pode ir a babalawo pegando a segunda mão ou a Oriaté.
BABALAWO – figura que dirige uma casa de Ifá, não existe a figura do Araba e sim do padrinho.