ORIXÁS OGUERE ONILE E ZANGBETO.

São dois santos que lidam com espíritos que muitas vezes nos faz uma pequena confusão. Qual a diferença de uma para o outro. Qual a diferença de espirito que cada um lida?

Vou colocar o pouco que eu sei e que vai ajudar muito. Como babalorixá e Obaonioriaté. Eu sou Alexandre de Exu, e vou tentar explicar essa situação de modo fácil. E se for preciso a Apetebi Oyekubika que a Leila de Iemanjá. Vai dirimir qualquer duvidas que venham surgi.

Primeiro tenho que escanear uma situação para que te ajudar muito, quando falamos egun estamos falando de espirito evoluído e com missão. E nós quando falamos de egun achamos que é coisa ruim. Para designar espirito atrasado é OKÚ. Mas se for Oku burukun já muda para espirito ruim ou que falamos obsessor.
Então o termo Egun, mal despachado é usado por que não sabe o que fala. Egun encostado.

Mas lembro que nós somos egun encarnados. E quando não estamos encarnados somos eguns desencarnados. A palavra egun nos remete ao mundo espiritual, a junção da palavras bàbá+egun. É traduzido como o pai espiritual.

Vamos começar com Oguerre-Onilê, que é um orixá feminino. Ela lida com espíritos atrasados que ocupam as primeiras camadas da terra. E que ficam ali parasitando.

Zangbeto é uma divindade masculina, ligado aos ancestrais da terra. Muito ligado as senhoras da noite. É uma divindade que não deve ser esquecida. Pois é um elemento de ligação forte com a terra ancestral seja qual for. Ou onde estiver. Serva para todos os povos que tenham ligação com a terra.

Então nossas saudações a essas divindades e respeito.