Estamos falando de bruxas e o termo é Ajé

Estamos falando de bruxas e o termo é Ajé

Estamos falando de bruxas e o termo é Ajé. Aí falamos nas bruxas e esquecemos que existe os Oshôs que são os bruxos ou Ajé masculinos. Ou bruxos.
Não tem a conexão com a ideia de bruxas que vemos na Europa medieval.
A bruxaria na sociedade africana praticada por homens e mulheres é parte da vida e não é visto como coisa ruim.
Não se cuida das yiamins sem cuidar dos Oshôs, cuidou de um tem que cuidar do outro e não se passa um ano sem se cuidar deles, que devem ser cuidados dois ou três vezes ao ano.
No fim das contas Oshôs e Yiamins, tem os mesmos poderes mais os Oshôs tem a vantagem da união o que as yiamins não tem, elas brigão entre elas mesmas, o que quebra as forças delas e ainda se dividem.
Todas as yiamins em geral estão nos omos-odus de Osá, já os Oshôs em geral nos de Ogunda e seus omos. Podendo também estar nos odus de iworin e seus omos.
Essas duas energias tem que estar sempre equilibrada se uma estiver mais que a outra gera o caos na vida pessoa.
Cada yiamins é responsável por uma coisa na vida e no corpo da mulher o mesmo para os Oshôs na vida e corpo dos homens, que vai do nascimento a morte.
As yiamins são muito fortes mais nem todas juntas podem enfrentar a temível ODUDUA, que tem 4 ve\es mais forças que elas. Lembrando que houve uma briga que todos os orixás se uniram contra Odudua e mesmo assim ela venceu todos juntos.
As cores dos Oshôs é o branco e seus fios de conta é feito de ossos de animais ou peixes. Adoram ganso como oferenda.
As Yiamins suas contas são vermelho e adoram galinha como oferenda.
Odudua, suas cores são pretas e gosta de escolher os bichos que lhe serão dados. Odudua não aceita mulher na presença dela e muito menos que tenha seu receptáculo. Ela quem escolhe que pode ter ou não se receptáculo.
Por briga com as mulheres que a traíram Odudua não fica junto com as Yiamins e nem gosta delas.
Poucas pessoas tem a honra de ter assentamento de Odudua e essas pessoas são escolhidos pela própria Odudua.
Olosá é uma orixá e outra Yiamim que trabalha muito, com a mente das pessoas, pessoas que tem problemas de personalidade, insônia e distúrbios de personalidade.
Que é atacada por espíritos por coisa de vidas passadas é com ela que trabalhamos para livrar a pessoa destes obsessores.