Esoterismo ou Ocultismo

Esoterismo ou Ocultismo

oculto refere-se ao “conhecimento do paranormal”, em oposição ao “conhecimento normal dos praticantes ocultistas é simplesmente o estudo de uma realidade espiritual mais profunda, que se estende além da razão pura e das ciências físicas nas ciências ocultas, a palavra oculto refere-se a um “conhecimento não revelado” ou “conhecimento secreto”, em oposição ao “conhecimento ortodoxo” ou que é associado à ciência convencional.
O ocultismo teria as suas origens em tradições antigas, particularmente, no hermetismo do antigo Egito. Ele envolve aspectos como a magia, a alquimia e a cabala.
O ocultismo tem relação com o misticismo e o esoterismo e tem influências das religiões e das filosofias orientais (principalmente Yoga, Hinduísmo, Budismo, e Taoísmo).
O ocultismo em si não é considerado uma religião, é somente o “estudo do oculto”.
O ocultismo moderno, cujo ressurgimento deu-se principalmente ao final do século XIX, teve sua parte teórica sistematizada por Helena Petrovna Blavatsky, no que ficou conhecido como Teosofia. Além dela, também são importantes, na definição do moderno ocultismo, Eliphas Levi, S. L. MacGregor Mathers, William Wynn Westcott, Papus, Aleister Crowley, Charles Webster Leadbeater, Annie Besant, Dion Fortune, Alice Bailey, entre outros.
Eliphas Levi divide as preferências de alguns com Papus como o maior ocultista do século XIX, tendo ambos sistematizado boa parte do que hoje conhecemos como ocultismo prático moderno.

Esses são os seguimentos ligados a ciências ocultas, que tem diversas vertentes todos ligados a algum conhecimento antigo e que foi se modernizando.
Existe uma escala que vai de
aprendiz – fada – bruxa /bruxo- feiticeiro/feiticeira – maga/mago. Cada grau ligado a um número.
Aprendiz = 1
fada = 3
Bruxa/bruxo = 5
feiticeira/feiceiro = 6
maga/mago = 7
sacerdotisa/sacerdote= 8
Mestre = 9
são pessoas que praticam as artes ocultas que pode ser como; Cartomantes, tarólogos,
runistas , astrólogos, numerólogo,mandalas e várias outras formas inclusive o pêndulo e radiestesistas, cromoterapia, massoterapia, ervas, pedras e cristais etc.

lembrando que os espíritos que lidavam na vida o fazem agora, orientado seus seguidores. Eles são chamados de protetores e outros de mentores.

Então muitas vezes temos entidades que trabalho destas formas que são das ciências ocultas e não sabemos dar mais atenção e meios dela se desenvolver mais no trabalho dela.
A cabala mesmo é judaica e requer muito conhecimento.
Isso para o povo de Umbanda faz muita confusão se não souber lidar, pois as pessoas de Umbanda na maioria das vezes tem diversos tipos de entidades do ocultismo.