ÈSÈ’NTAYE ou ISHEFA de RECÉM-NASCIDO Ou filho do segredo, ou Àwotun, noviço no segredo.

Eu sou o babalorixá Alexandre de Exu, Oba e Itefá de Ifá, e tenho a segunda mão de Ifá. Venho esclarecer uns pontos que as vezes entramos em duvidas aqui no Brasil. a consulta de odu no caminho de lesse-orixá ou lessa-egun. Tem que ser feito por pessoa iniciada nestes cultos e em Ifá e que tenha segunda mão de Ifá.

Para poder acessar os 256 odus de ifá. Existe uma rivalidade entres povo de Ifá e povo de Axé. Onde os de Ifá desejam a supremacia do culto. E não o equilíbrio e a troca de informações de maneira pacífica e ordeira. Os sacerdotes do orixá Orí podem acessar os odus de Vida, nascimento e caminho e ainda são os que podem ver odu de feitura e obrigação.

Dentro da casa de orixá se tem necessidade de cuidar de Egun, Iyamins e Ifá.
As casas de santo sempre preparam uma pessoa para essa finalidade, no caso para cuidar de Egun um egbome ou ogan. No casa das iyamins uma egbome ou uma ekede. E para cuidar de Ifá era uma situação muito complicada até que Carlos José da Costa, mais conhecido como Carlos de Logun e José Nilton Vianna Reis, mais conhecido como Torode. Eles ensinaram Ifá para ser usado dentro da casa de santo. Baseado na rama do Benim diversas pessoas se tronaram Omo-Kekere-Ifá que é os filhos pequenos de Ifá. Com isso habilitando as casas de santo poderem homenagear Ifá.

São 16 famílias de Ifá na África ou eram, onde a meca é a cidade de ILÊIFÉ, local sagrado para todos os de Ifá.

IFÁ EM CAMINHOS DE ORIXÁ TEMOS
OMO-IFÁ – São as pessoas apresentadas a Ifá, para começar a lidar com Ifá dentro da casa de Axé. Podendo no futuro seguir o caminho mais profundo em Ifá. O baba- Ifá Torode fez muitas apresentações e ensinava também. Na sua casa no Méier RJ.

ADIFÁ – é uma obrigação que os omo-ifás do sexo feminino fazem após já terem alguns conhecimentos e com isso podem pegar mais outros santos de Ifá.

BABA IFÁ – é uma obrigação que os omo-ifás do sexo masculino fazem após já terem alguns conhecimentos e com isso podem pegar mais outros santos de Ifá.

AKIFÁ – são as pessoas que estão presente nas atividades festivas de Ifá, são adeptos de Ifá. Ou pessoas que gostam.

Òmò-Ifá – São todas as pessoas iniciadas, somente com objetivos de se tratar espiritualmente, para o seu desenvolvimento pessoal; Não estão impedidos de aprender qualquer assunto sobre Ifá.

Porém se manterão sob a tutela de Ifá, aqueles que se dispõe verdadeiramente a seguir a ética religiosa e ouvir as prescrições de Ifá, a fim de empreender a melhoria do caráter, resultando como melhoria de vida.

Ègbé-Ifá / Sociedade de Estudos de Ifá. Que devem mensalmente se reunirem para rezar aduras, que são rezas onde não se oferta nada além da reza. A erza é uma oferenda.

Devem uma vez por mês dar uma comida seca a um dos orixás de Ifá. E uma vez por ano devem fazer um oro, onde todos estão presentes com seus trajes religiosos de acordo com as prescrições de Ifá. Cada omo-Ifa tem seu odu e nele esta a orientação.

O Asé Eleegbara Tolá, faz os omos Ifás e incentiva se possivel semanalmente encontros online, para rezar e cada um faz a reza e fela sobre Ifá ou um dos orixás. O mesmo mensalmente e Uma vez por ano fazemos a “SEMANA DE IFÁ”. Sempre em outrubro onde é homenageado Exu e Oxumare.

Essas atividades são muito importantes para união e pratica do que foi ensinado, o Asé Eleegbara Tolá procurea realizar o sonhos das pessoas de estar com Ifá. De Akifá a uma Adifá ou um Bàbá-Ifá.

Onde também utilizamos e distribuimos dois tratados um dos omo-Ifa ONIBODE e outro do Asé Eleegbara Tolá, que tem a base interna do Axé para homenagear Ifá.

Convidamos os que desejarem ser de Ifá, podemos realizar esse seu sonho e pode praticar conosco nas atividades que temos no axé.

Em outubro vamos fazer um lanche para comemorar Exu e Ifá. Sub os bons auspicios das Apetebis Iracema, Karla e Lucia Helena. Da ìyánifá Ifákèyéé.
E aproveitamos para convidar os que gostam de Ifá.
Contato 21 991379383.