OS TIPOS DE JOGO DE BÚZIOS E OS DE IFÁ

OS TIPOS DE JOGO DE BÚZIOS E OS DE IFÁ

O que falamos ou conhecemos como jogo de búzios são 4 tipos de jogo.
Sendo dois de orixá e dois de Ifá. Os Babalorixás e Yialorixás usam os dois jogos de orixá, que são a base de tudo. Mesmo para quem jogo de Ifá é preciso usar o de orixá. Os de Ifá só podem ser usados quando o pai de santo é iniciado em Ifá, sendo que mulher não joga por Ifá.
Mais antes destes jogos havia um jogo chamado jogo de barracão, que a pessoa jogava e via as coisas numa casa e depois tinha que correr mais 7 jogos para confirmar o que deu no primeiro jogo. Se desse errado tinha que começar tudo de novo.
Esse jogo além de ser muito falho não se tinha técnica alguma. Mas ele durou muito tempo e que levou muitas pessoas serem iniciadas errada. Foi dele que se feio a tal “qualidades de santo”. Pois não sabiam os caminhos de Ifá e ai inventaram as qualidades de santo.
Muitas pessoas alegam jogar por Ifá, pois não sabem diferenciar o tipo de jogo que usa e fazem uma mistura danada. Misturando fala de santo com odu de Ifá, obra com ebó.
O que não final ainda dizem que é as entidades de Umbanda que falam no jogo. A pessoa para jogar por Ifá tem que ser legitimamente iniciada em Ifá e atingir dentro de Ifá um certo grau.
Já o jogo de búzios é dado pelo Babalorixá ou Yialorixás, quando filho atinge um certo tempo e conhecimento. O jogo sem esse conhecimento nada vale, pois não tem acesso aos segredos que só após os 7 anos no chão se tem. E outros segredos após os 14 anos e outros aos 21 anos.
O jogo de búzios de barracão era jogado com 8 búzios, podendo chegar com um número máximo de 10 búzios. Enquanto o de Babalorixá e Yialorixás é jogado com 16 búzios e tem outro de orixá que é jogado com 4 búzios.
Já os de Ifá são jogados com 17 búzios e 21 búzios. E não se usa qualidade de santo apenas caminhos de Ifá ou odu-Ifá.
Ifá não é apenas jogo é uma gama de conhecimentos e tem varias obrigações para poder ir se aprofundando nos conhecimentos. E tem em media 5 tipos de jogos de ifá.
Eu sou o Baba e Oba/Itefá
Alexandre de Exu – RJ