ORIXÁ ONIBODE

Galera vamos falar deste orixá, bem eu sou o Baba e Oba Alexandre de Exu, sou da nação ketú – No RJ. Pai Zé de Ayrá, da cidade de Mongi das Cruzes SP receba o nosso abraço, carinho e respeito a sua pessoa. O senhor é dez.*
Esse orixá é um guardião dos omo-ifás, o maior guardião é o orixá Danko. Dai todos os omo-ifás usar as cores deles, que são as mesmas.

Onibode é o orixá que fica na fronteira vibratória entre os dois planos, físico e espiritual. E que vem para encarnar é ele que toma as ultimas providencias e ver se que vai encarnar está mesmo sabendo o que lhe espera.

Então ao se aproximar da ligação entre os dois planos da vida tem o orixá ONIBODE, que nos fará as perguntas de tudo que foi colocado que devemos saber. E com ele que vamos responder tudo sem vacilar.

É tido como um orixá terrível nas arguições, não deixa nada de fora. Pois ao passar por ele é dizer que compreendemos bem o que vamos enfrentar na não existência do corpo.

Se tivermos alguma duvida ele nos manda de volta, pois não estamos prontos para as provas que temos pela frente.

É ele quem prepara nosso espirito revestindo da matéria do plano que vamos estar. *Ele é o dono do ectoplasma, * matéria que irá dar origem ao perispírito.
Os espíritos perdem o perispírito de um plano para o outro é com este orixá.

Quando deixamos o mundo físico, ele é quem remove essa matéria para que possamos livre transitar ou volitar.

Em cada um dos planos espirituais ele que dá acesso. Como os omo-Ifás são o portal entre o início da sabedoria e continuidade.

Não confundir ele com o orixá Axuquelu, pois ele tem funções próximas mais são bem diferentes como já mostrei ao falar do orixá Axuquelu.