ODUS, ORIXÁS E PONTOS OS CARDEAIS

Igualmente como o sol, nasce no Leste e desaparece no Oeste. Sendo assim, para se orientar também pela lua basta seguir os mesmos passos usados no sol: levantar o braço direito na direção onde ela nasce (leste). Já o braço esquerdo estará em direção ao (oeste), à nossa frente ficará o (norte) e às nossas costas o (sul).

Eu sou baba e Oba Alexandre de Exu, e estou mostrando a vocês o que pensam ser apenas pontos cardeais, mas não é só isso. Cada posição tem um orixá e um odu de Ifá. O que se busca nestes aprendizados religiosos é sempre a constante renovação que na tradição dos cultos afros quer dizer Àtúnwá no seu sentido mais amplo da vida para onde todo conhecimento ajudar na vida social, saúde, ciência, religião e vida emocional.

Além dos pontos cardeais, temos também os pontos colaterais e subcolaterais. Com eles conseguimos identificar as regiões entre os pontos cardeais. São eles: nordeste (NE), sudeste (SE), noroeste (NO) e sudoeste (SO). Que são tem odu de Ifá nesta posição. Que também tem orixá e odu ligada as posições.

Os pontos cardeais eram usados como elementos de orientação e localização na antiguidade, uma vez que estão relacionados com a posição do sol. O astro rei sempre nasce de um lado do horizonte e se põe no oposto. Nadir é o ponto da esfera celeste oposto ao zênite, que se situa na vertical do observador, diretamente sob seus pés. Aqui podemos dizer que são dois orixás ligados a criação. E odu.

Orientação pela Lua, também pode ser usada como forma de orientação. Igualmente ao sol, nasce no Leste e desaparece no Oeste. Sendo assim, para se orientar pela lua basta seguir os mesmos passos usados no sol: levantar o braço direito na direção onde ela nasce (leste). Já o braço esquerdo estará em direção ao (oeste), à nossa frente ficará o (norte) e às nossas costas o (sul). Temos orixá odu e culto. Cerimonia da lua e do sol.

Os momentos da natureza indicada pelas constelações influenciam no período da pesca, caça, plantio e colheita. Cada imagem formada no céu permitia os antigos identificar que uma nova estação do ano estava por vir.
Ao saberem do inverno, os antigos poderiam garantir sobrevivência das crianças e dos mais vulneráveis.
os antigos planejavam qual era o melhor momento para plantar, caçar, pescar e até para engravidar. Afinal, uma criança que nascesse no inverno teria poucas chances de vencer as adversidades climáticas.

Precisei expor tudo isso para entrar no assunto, que os pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. Cada uma das direções emite um tipo vibração. Os africanos não usavam a palavra pontos cardeais, colaterais e sub-colaterais. Mas sabiam que ali tenha um tipo de vibração que foi associada a um odu ou orixá.

Quando vamos fazer um ebó de limpeza, uma oferenda tem posição ou direção para se ficar. Hora de se fazer as coisas podem parecer que é a moda bambu ou vamos se embora. Mais não é. O as direções fazem parte da natureza como tudo que mexemos no candomblé.

As casas de santo são construídas de acordo com a forma dos lotes ou terreno. Mas os fundamentos são posicionados de acordo com as direções indicadas pelos quatros principais odus e os orixás da criação a que pertencem.