No momento, você está visualizando EGUNS – ORIXÁ E IFÁ  QUE CONFUSÃO DANADA. MISSIONARIOS DO AXÉ

EGUNS – ORIXÁ E IFÁ QUE CONFUSÃO DANADA. MISSIONARIOS DO AXÉ

  • Categoria do post:Egbé

Oi gente vemos sempre uma confusão entre as pessoas que são de Eguns com as que são de Ifá e que ainda todos fazem com as de orixá.
Nas aldeias africanas as mesmas pessoas que cuidavam de egun eram as mesmas que estava em orixá e ifá. Lá tem separação e união entre todos. Aqui vemos grupos se isolando com seu conhecimento não querendo partilhar de forma alguma.
Ai fica quem é de Lesse Orixá, isolado num canto.
Quem é de Egbé, também se isola e fica cheio de mais, mais, mais e ti, ti ti.
Quem é de Lesse Egun a mesma coisa num outro canto.
E quem é de Ifá que tem o conhecimento e se isola num outro canto querendo dizer que é a elite e não se mistura.
E com isso as pessoas que precisam serem atendidas com seriedade e conhecimento de causa fica num meio de uma guerra de ego e vaidades. Ai começa os achismo da nossa religião onde não se sabe nada mais se acha um monte de coisa e o pior na cabeça e vida dos outros. E se faz fundamentos que se dá na cabeça. E que se dá mal é quem vem precisando de um SOCORRO ESPIRITUAL.
Vemos que uma casa de santo, bonita obtida apenas por se ter mais recurso financeiros, onde o conhecimento muitas vezes é zero. Ou aquela pessoa que dança maravilhosamente bem na roda, virada de santo. Mais se der um jogo ou mesmo um obi ou orobo, não sane o que vai fazer mesmo tendo tempo e mais tempo de santo.
Isso porque vemos a coisas importantes como uma miragem, bonita ao longe mais quando chegamos perto e precisamos as coisas se desfaz mostrando a ilusão.
Mais graças ao bom Deus temos pessoas dignas iniciadas em Orixá e que são comprometidas em aprender as coisas de Ifá, as coisas de Lesse-Egun e trazer para as pessoas tudo que aprenderam de forma legitima e não de orelhada e no ouvi dizer.
Essas pessoas nunca são valorizadas mais ridicularizadas por todos, onde alegam que estão misturando tudo. Quando na verdade estão organizando e cuidando com conhecimento de causa. Essas pessoas são homens e mulheres que o respeito das pessoas que são de Ifá, que são de egun e ainda mais de orixá.
Muito axé a todos. Pegar o conhecimento e trabalhar ele para a humanidade ser feliz. São uns missionários do Axé. Levando em todas as partes. Para isso teve que ralar muito e gastar.

Meus irmãos para se saber as coisas mesmo, temos que tomar parte e ser aceito no grupo, para esse grupo confie e passe o conhecimento que chamamos “ PEGAR FOLHA”.
Seja em orixá, Egun ou Ifá ninguém solta conhecimento por nada. É preciso o comprometimento e participação. Coisa que leva anos e se gasta muito. Dai a pessoa começar ensinar o pulo do gato, pois confia em você.