Diferença de ser filho do orixá na Umbanda e no candomblé?

Diferença de ser filho do orixá na Umbanda e no candomblé?

Diferença de ser filho do orixá na Umbanda e no candomblé?
Isso faz uma confusão muito grande pois as pessoas acham que Umbanda é a mesma coisa que o candomblé. Quando na verdade não é. E Omolocô não é umbanda misturada com candomblé ou umbanda traçada como se fala por ai.
Omolocô é um seguimento afro do Rio de Janeiro. A Umbanda que saiu do Omolocô e formou a Umbandomblé, chamada de Umbanda traçada com nação e num outro momento a Umbanda de mesa mais pro lado kardecistas.
A Umbanda copiou os nomes dos orixás da cultura nagô para suas linhas que antes tinham nomes indígenas em tupi-guarani. Tanto que quando a pessoa é batizada tradicional ela recebe seu nome nesta língua.
A Umbanda não lida com orixás que é coisa do candomblé nagô. Na Umbanda é o magnetismo e cada um deste magnetismo passou a ser chamado pelo nome dos orixás nagôs dai a confusão. Magnetismo esta no elemento e cada pessoa tem afinidade com com dois tipos de magnetismo sendo um quente, seco, etc – e outro frio, molhado etc.
O quente é associado ao masculino e o frio ao feminino. Mas isso não são orixás ou qualquer outra divindade do candomblé tipo Nkise ou vodun.
Não Umbanda temos guias, pois eles têm a função de nos guiar pelos caminhos espirituais em segurança. O conjunto da união do quente e frio que cada médium tem é chamado de coroa que também inclui as entidades dele. A saudação ou pedido de benção na Umbanda é SARAVÁ.
E os médiuns são filhos de pemba e não filhos de santo e são chamados de INGIRA já que dirige a banda é KANGIRA.
Ai nasceu a confusão pois a coroa de Umbanda difere e muito do santo de candomblé, onde as pessoas acham que cada lugar dar uma coisa. É se faz muita confusão com o santo do odu de vida e odu de caminho, que a pessoa que joga não souber diferenciar vai achar que é o santo de cabeça.
Santo é uma coisa e coroa é outra coisa e não é apenas bem diferente é muito diferente, mais muita coisa mesma.
Se faz confusão muito é com beijada e Erê. Erê é uma deidade e beijada apenas espirito em forma infantil que vai até os 8 anos. Já a deidade Erê ligado a IGBÉ ORUN é uma deidade. As pessoas não conhecem as diferenças aí fazem aquele mexido.
Então santo de candomblé não tem nada haver com a Umbanda e a coroa de Umbanda nada haver com o candomblé.
Exemplo de batismo de Umbanda cada nome tem seu significado e razão.
Tatiana –Lacina: borboleta de asas douradas
Cadu –Cauê: Homem sábio e bom 
Ana Luiza – Amana: água que vem do céu
Leila – Icaraí – as águas da realeza
Alexandre – Apoena – O mensageiro

A firmeza de Umbanda é uma quartinha branca com alça e com as situações dentro que cada coroa precisa. No momento do batismo é dado o nome em tupi-guarani. E não em tupi.
O fato da pessoa ser feita de santo não quer dizer que não precisa desta firmeza de Umbanda que ajuda muito no equilíbrio pisco sensorial da pessoa e emocional. E evita perturbações e carga na cabeça.
Outra situação é o ocultismo e mesmo o Catimbó que temos muitas entidades espirituais que são destas linhas e muitas vezes não sabemos trabalhar com eles. Na sua origem.