COMO TRABALHAR COM ODU E ORIXÁ

Nas conversas nos meios de santo se fala de orixás e mil e uns fundamentos. Ai vem outro que diz que joga por odu, sem ser iniciado em Ifá e não saber nada de ifá. Como pode ser isso?

Eu Alexandre de Exu, fundei o Axé Eleegbara Tolá, juntamente com Leila de Iemanjá. A casa de Exu e Iemanjá que é para todos os orixás. E pessoas que precisam cuidar da espiritualidade. De uma forma pura e simples, como é o verdadeiro culto.

Odu e orixá é uma coisa muito complicada, pois estamos falando de orixá que tem haver com muitas coisas. Odu é o destino e orixá é o caminho.

Cuidar de orixá e dou não é a mesma coisa que cuidar só de orixá ou de quem cuida só de odu. Sabendo que o Bàbálorixá ou a Ìyálorixá são quem cuidam de orixás. Isso é inegável e imprescindível. Como o Bàbáláwo que cuida dos odus Ifá.

Mais era e é necessário um sacerdote que tenha o equilíbrio entre Ifá e orixá. Que são os sacerdotes do Orixá Orí. Que lidam com o equilíbrio tênue que existe entre; orixá – odu e egungun. Por isso tem os Isefás e Oriatés ou Obas.

Sem esse equilíbrio tudo viria a baixo. Pois eles que sabem ouvir os orixás e saber o que o odu diz. Pois dentro do culto de orixá a vontade dele é suprema a mesma no culto de Egungun.

Mas temos que ver o que o odu diz, os itans, as passagens e os versos de Ifá. Além de ver se o odu está positivo ou negativo. Deve prestar respeito a Olofi sempre antes do meio dia. Preferencialmente no sol nascente.

Sem esse equilíbrio podemos ir só para um lado ou para outro. deve também saber bem de Egbé orun. Pois ele será o elo de ligação de Ifá para as casas de Axé.
Pessoas falam que jogam por odu, sem ser iniciadas em Ifá e não sabem a fala de cada odu. Aí ficam apenas dizendo que o odu está negativo. O do pé ou do lado direito aí depois é do lado esquerdo.
Mas não sabem versos, itans ou a fala do odu.