OZUN A DEIDADE DO CAJADO – Galo – Cão – Golfinho

Em primeiro lugar Ozun é uma das deidades mais importante para a espiritualidade do ser humano. Que não damos muita importância a ele. Na rama cubana, na rama nigeriana e na rama do Benin ele é muito bem cuidado.

Eu Bàbá Alexandre de Exu, sou de Ifá e vou explicar porque é bom ter essa deidade e como cuidar dela. Para ter coisas positivas dela.

Ozun é a deidade que nunca dorme e está sempre alerta em nossa defesa avisando de algum perigo. É aquele que vai nos ajudar a desafiar o destino de coisas ruins e bestialidade dos seres humanos que vivem na escuridão em oposição a luz.

Ozun pode ter no seu alto qualquer dos animais, pois está ligado a região da África que a rama é. Na África ele fica em pé do lado de fora e na entrada da casa das pessoas. Como vigia noturno e diurno.

Ozun para facilitar é colocado num copinho de chumbo e fechado com os fundamentos dentro. Aí vem bicho em cima que pode ser um galo, um condor, golfinho ou um cão. Cada um tem sua razão de ser. Existe um Ozun que é uma haste de ferro ou madeira, as vezes de bambu.

Ozun é uma deidade da terra, que representa os nossos antepassados mais recentes que ainda estão no plano da terra olhando pelos seus descendentes que ficaram. Por isso deve estar ligado na terra. Deve-se colocar ele num vaso com terra. Pode-se colocar planta.

É muito bom oferecer quinzenalmente a ele bebidas, a que mais aprecia é o Gin, gosta muito de mel e dendê. Gosta muito de cachaça e vinho. Outra bebida que gosta muito é a cerveja.

Uma vez por ano devemos levar e oferecer uma oferenda de sangue. Outra situação que podemos fazer sempre que possível e colocar sobre ele uns ramos alecrim ou se puder um ramo de coentro. Uma vez por mês podemos ou devemos pegar um ramo do que falei acima e bater em nosso corpo fazendo uma limpeza e coloque em cima do Ozun.
Ozun é tão importante que o orixá ODUDUWA, tem ele como seu cajado. Ozun é a deidade que esta sempre alerta.