Covid 19

Covid 19

Orixá Agemo, quando grandes desastres, secas, pragas ou outras situações que envolvem muitas comunidades esse orixá vem para aconselhas reis e pais de santo, babalawos etc.

Ele é enviado por Olofi, para ajudar nas decisões difíceis e que trazem uma era de paz e prosperidade para toda humanidade. Principalmente quando existe uma situação de sofrimento coletivo sobre as pessoas sobre a terra.

É quando se faz oferenda de animais de grande porte. Grandes ebós de limpeza que envolve regiões. Ele mostra também que as pessoas tem que mudar algo que estão fazendo e que traz os sofrimentos.

Ele mostra que o bem estar de muitos é mais importante que apenas o bem estar de poucos e que todos devem ter as mesmas condições de vida e crescimento.

É representado pelas sombras das nuvens na terra,

Não pode ser incomodado pelo choro das mulheres e das crianças, e elas devem baixar a cabeça e cobrir o rosto. Pois o choro não pode influenciar nas decisões e que os sofrimentos tem razões de existir, mas diz que tem que acabar.

Orixá Agemo nos mostra que quando nos afastamos de Olofi, buscamos para nos mesmo os sofrimentos e que o distanciamento das leis de Olofi é a fonte de sofrimento. A falta de respeito a natureza causa feridas profundas na egrégora da atmosfera e dela chega até nos.

Em iretefun, que é um odu de Ifá podemos ver essa situação. Como em okarangunda que o caminho do Orixá Agemo e único que pode ser invocado, para que venha socorrer os seres que vivem espalhados por toda superfície da terra e cessar os choros.

Suas cores são o verde, amarelo, vermelho e azul claro é sempre bom ter o fio de conta deste orixá.

Ele não atende de forma individual mais sim a coletividade e a mando de Olofi. É um orixá que se apresenta na idade de 65 anos. É um funfun embora use cores em seus colares. Tras com sigo uma espécie de bengala e a cabeça coberta em sinal de respeito as manifestações de Olofi.

Ele não é ligado a pessoas mais aos governantes que visam o bem de todos, e diz que os governantes sejam religiosos ou não já nasceram não com mandato divino, mais com uma grande divida para resgatar e por isso devem se dedicar de corpo e alma as suas comunidades.

Oferendas e pedidos de paz aos homens na terra.

4 tipos de Água
Sal
16 acaças
Suco de uva branca
Canjica ferventada
Fradinho torado
2 obis um branco e 1 roxo
1 orobo
Mel
Dendê
Limo da costa

• Pode se enfeitar com poucas frutas e flores.