COVID 19 E O TRABALHO DOS ORIXÁS

Muitos se perguntam, como Deus permitiu uma doença dessa em nosso meio matando tantas pessoas e fazendo sofrer. Mas o povo das religiões afro se pergunta como nossos santos não nos livram deste mal.
Eu como um babalorixá e Oba não poderia ficar calando e mesmo sem buscar uma resposta aos corações que sofrem pela dor. Mais digo que;
Não é a primeira vez que passamos por isso na A peste bubônica ganhou o nome de peste negra por causa da pior epidemia que atingiu a Europa, no século 14. *CÓLERA Conhecida desde a Antiguidade, teve sua primeira epidemia global em 1817. **VARÍOLA doença atormentou a humanidade por mais de 3 000 anos.* GRIPE ESPANHOLA O vírus Influenza é um dos maiores carrascos da humanidade. *TIFO A doença é causada pelas bactérias do gênero Rickettsia. Como a miséria apresenta as condições ideais para a proliferação. * FEBRE AMARELA O Flavivírus, que tem uma versão urbana e outra silvestre, já causou grandes epidemias na África e nas Américas *AIDS A doença foi identificada em 1981, nos Estados Unidos, e desde então foi considerada uma epidemia pela Organização Mundial de Saúde. * Gripe Suína (H1N1)
O vírus H1N1, causador da chamada gripe suína, foi o primeiro a gerar uma pandemia no século 21. ** A PESTE NEGRA foi uma pandemia que acometeu a Europa no século XIV provocada pelo bacilo Yersinia pestis e deflagrada a partir do ano de 1348.
A diferença entre pandemia, epidemia, endemia e surto? Uma epidemia é quando ocorrem surtos em várias regiões. As epidemias podem ser em nível municipal, quando existem surtos em vários bairros. Em nível estadual, quando são registra-dos surtos em várias cidades e em nível nacional, quando ocorrem em várias re-giões do país. A endemia é uma doença de causa e atuação local. Ela se manifes-ta com frequência em determinada região.

Como podemos ver essa situação já vem de longa data na humanidade, mais ninguém culpou o orixá Omolú ou mesmo Nanã. Ou a baba Ikú, como muitos fa-zem, não confundir o orixá Ikú com Ikú a morte. Mais o engraçado é que não ve-mos o espirito santo culpado de nada, nenhum santo da igreja ou mesmo anjos, arcanjos ou serafins. O orixá que podem nos ajudar quando possível são Abita e Orugan. Abita que remove toda vibração ruim da atmosfera e isolando e Orungan que renova toda a atmosfera. Mas vemos que nem sempre eles podem agir contra algumas leis que por hora desconhecemos e que nos expõem a esta doença co-mo a outras no passado. Mas podemos sim continuar na higiene pessoal e usar sabão de enxofre. Cuidar dos nossos orixás para dentro possível se eles não pu-derem tirar do nosso caminho, que nos tire então do caminho do vírus.
Vamos pedir muito ao Orixá Ajagunmale e Axuquelu, que tirem a vibratória deste vírus do nosso caminho e a Exu que nos alerte e leve por outros caminhos.

Faça um pade com pimentas, frutas, água e ofereça a eles e coloque pedaços de acaçá de tabuleiro mais o numero certo de pessoas que morem na casa.