Alexandre de Exu


Obá de Ifá

Está chegando o fim de um ano e o início de outro que esta ai. Nós que cremos nos Voduns, Nkises e nos orixás como sagrado, podemos fazer alguns procedimentos para melhorar nossas vidas. Um ainda no ano que está terminando e outro no que vai começar.


No ano que está terminando devemos fazer os procedimentos para nos LIMPAR das negatividades que pegamos no decorrer deste ano. É como tomar um banho espiritual nos limpando de tudo de ruim e que atrapalhou nossos caminhos. Para isso vamos pedir ajuda ao Orixá da terra ONILÊ e fazer um ebó junto a ele, que parece coisas simples mais é de grande resultado. Não adianta estar na passagem do ano do lindo ou linda, roupinha nova, perfume e levando uma carga negativa de um ano para o outro. Após tirarmos essa carga no ebó devemos fazer ali mesmo na hora para o orixá Okô, uma oferta simples mais que vai garantir sucesso em tudo que fomos fazer. Pois com Okô estamos plantando para colher. Outra situação que nunca deve esquecer é levar um presente aos orixás OLOKUNS, os pais de Iemanjá. E conversa com OLOKUNS os problemas que passou no ano que está acabando e que precisa deles no ano vai iniciar, posso dizer que eles são tudo de bom. O resultado vem assim, num piscar.

Esses dois procedimentos simples e de grande resultado tem que ser feito ainda no mês de DEZEMBRO. Ai procure seu Bàbá ou sua Yiá, para te orientar bem.


Agora no mês de JANEIRO, vamos cuidar de três situações muito importante que são;


1) Ver o odu de caminho seu do ano que vai iniciar, aqui é o caminho das pedras, fica esperto. Ver se o odu está positivo ou negativo, e o que precisa fazer. Para sua vida caminhar em tudo; Dinheiro, Amor, Saúde e ter muita prosperidade e nada fechar seus caminhos, pois aqui é que tira pro lado o que pode te atrapalhar e puxar só coisas boas.


2) Exu, aqui é que você vai dar oferenda ao Exu-Bara do seu corpo, para que ele lhe ajude a vencer as dificuldades e as afaste de você, pois tudo será baseado no ODU que saiu para seu caminho no ano que está iniciando. Não marca bobeira não, cuida de Exu no caminho do seu Odu e no Caminho do odu Oxetura. Sua coisa vão bombar direto.


3) Orixá BÀBÁ-ORI, o dono da nossa cabeça, tudo que damos a ele é presente que damos a nós mesmo. Com esse santo que damos direção em nossa vida. Esse orixá todos tem não importa de qiue seja filho ou se é de Ifá, Candomblé ou Egun. E as coisas para agradar esse orixás são bem simples. Mais os resultados são muito grande. Tem lugar que inventa Yiaori, no lugar deste santo. mais cuida de sua cabeça e ele te leva a vitoria sobre tudo e todos.


Como vimos temos muitas coisinhas bobas para fazer no mês de Dezembro e Janeiro, mais que vão nos ajudar muito, não adiante fazer um monte de coisa e não fazer certo. Temos que dar um tiro certeiro para tudo nosso decolar mesmo e sermos um campeão. Para tanto vamos fazer um jogo de búzios onde vemos o odu e o que o os orixás falam. Assim é nossa religião. E tudo dará certo em nossa vida. Faz seu jogo que tem que ser em janeiro com a vibração do ano que está iniciando.

Alexandre de exu 

Veja mais assuntos...