Alexandre de Exu


OBARA

OBARA   06/06/2018

Todos de candomblé sabem a importância de cuidar do Odu OBARA, ou de Exu neste caminho que fazemos sempre na noite do dia 05/05/ para 06/05.  Quando agradamos o odu OBARA e EXU-BARA, pedindo progresso, dinheiro, bom emprego ou mesmo firmar no emprego. Quem trabalha por conta própria movimento ou bons clientes. Conseguir uma boa casa, carro e tudo que for coisas materiais e de valor.

Obara o odu que cuidamos dele no dia 06/06 ou seja na véspera para já pegar toda a força e a energia deste odu e também de Exu.  Esse é o momento de conseguir tudo e de renovar as energias. Pois em janeiro já fizemos as coisas de ori e olokun e acim de tudo de Oxetura.

Benefícios de se cuidar de Obara´

Obara é um dou ou caminho de ifá em que era pobre e ficou riquíssimo. Então quando se agrada ou puxa esse caminho para nós, estamos nos favorecendo desta energia que pode trazer muita prosperidade e coisas boas para quem a tem.

 

Material para agradar Obara

1 abobora moranga, 12 moedas de qualquer valor, milho picado 1 kg, 14 folhas de mamona,

Cachaça, mel, dendê,  2 velas, frutas que puder, muita pimenta crua, 2 limões, fubá e água comum.

 

EXU-OBARA

Um galo, água comum, uma frango, seis ovos , seis cebola roxa, seis velas, cacahaça, dois metros de corda Sisal,  7 folhas de mamona,  oti e epô. Passa-se tudo nas pessoas e sacrificam-se para exu. Colocam-se tudo dentro do alguidar (o galo por cima do frango), arruma-se as demais coisas em volta e a corda ao redor de tudo (dentro do alguidá). Cobre-se com mel, epô e oti e acendesse as velas em volta.

Este ebó pode ser feito e arriado na rua(estrada/encruzilhadas) e se possível levar um Exu. Ai se faz a matanças e as coisas no Exu e colocar em cima das folhas de mamona.

ORIXÁS ONAN

Na podendo se dar de comer:   Axoxô para ossosi e Omolocum com peixe de água doce para Logunedé. Com feijão fradinho, torrado para Ogun. Tudo em folhas de mamona.

 

 

FONTE: orixaexu.com

Veja mais assuntos...