Alexandre de Exu


Ifá

 

Eram 16 famílias de babalaôs na África, embora houvessem mais apenas essas eram importantes, pois seus membros eram nascido em ILÊIFÉ. Cada uma tinhas suas cor ou cores. Ifá não existe Ifá de lugar algum ele veio do mesmo lugar e se espalhou, devido ao trafego de escravos.

 

O Marques de Pombal deu ordem de matar todos as lideranças negras, politicas ou religiosas. Dai ter matado os OSHOBONIS (pais de santo), BABALAWÔS e BABAOJÊS. Reis e rainhas. Por isso aqui no Brasil terem poucos nos tempos antigos. Quando Mãe Aninha foi a África buscar o Babalawô Bamboshe. Que ajudou ela a fundar o OPO AFONJÁ.

 

 

Ser iniciado em Ifá, completa o conhecimento que começou na feitura.

 

IFADEKO –

AWOFAKAN - OLWÔ/OBAORIATE

 

Outra situação que muito ajudou o Eleegbara Tolá ter pessoas iniciadas em Ifá, onde me abriu um mundo de conhecimento. Uma visão nova do candomblé. Aqui não iniciamos qualquer um por qualquer coisa, mais se realmente a pessoa tem o chamado do orixá. Não existe a preocupação de ganhar dinheiro, onde a pessoa é contada por cabeça que vale tanto. Inclusive atendemos mais que iniciamos, pois na maioria das vezes são problemas de odu de vida/pessoal negativo, o mesmo o de caminho ou nascimento. Arrumado isso a pessoa segue seu caminho e sua vida normalmente tendo apenas que se cuidar a medida que precisa de alguma coisa. Atualmente estou atendendo em todo Rio de Janeiro e mesmo pessoas de outros estados.

 

Observamos que na maioria das casas todos tem que fazer santo. Fazer santo é como para o católico ele ir se conversar e dizer a ele que ele tem que entrar para um convento para ser padre ou madre, pois tem que ter uma igreja. Isso que acontece a pessoa vai jogar e dizem logo,” olha você tem que fazer santo que tem caminho de mãe de santo”. Não é assim.

Mais a pessoa também tem culpa pois ela se deixa enganar por pessoa que visam o dinheiro dela. Olha uma coisa nem todo católico é padre e nem todo evangélico é pastor. A maioria são fieis.

Por isso Ifá esta ai para desmascarar essa enganação em cima das pessoas.

 

Outra coisa que sempre ouvia é esse santo não se faz mais. Foi nos odus de Ifá, santos que o muitos diziam que não se faz pois não se tem mais folha. Estava ali tudo em Ifá, a mão não se pode dizer que não se faz esse ou aquele santo. Todos são feitos e a pessoa passa a prospera na vida. Muitas bobagens que se falavam caíram por terra. Onde Orunmilá entra ou esta existe a verdade a orientação segura.

 

Orunmilá me deu o presente de conhece-lo através de Ogbebara e Beto. Com eles estudei, perguntei, indaguei sobre tudo. Onde se dizia não esta no seu tempo no candomblé. Com ele aprendi muito e com o tempo tudo foi amadurecendo. Muitos santos que foram feitos e com outros os fundamentos foram complementados. Assim a casa prosperou e muito.

 

Ium ponto que acho importante é saber que um não substitue o outro. E as vezes as pessoas tem coisas de Umbanda, Candomblé, Ifá e egun. Isso não pode ser ignorado. Não podemos cortar nada a pessoa já veio para renascer com isso, temos que respeitar.

 

IFÁKEEYÉ omo-Ifá e Peteby

 

Omidegi, filha de Yemanjá, iniciada em Ifá, ela que vem atendendo a quem a procura usado para isso os conhecimento de Candomblé aprendido no Axé e os de Ifá.

culto a Baba-Ori, realizado no Eleegbara Tolá.

Mesmo não sendo feito participa do culto a Ori. Afinal todos tem cabeça e Ori.

Atende em Niterói, onde reside.

 

 

 

 

IFAJENBOLA AWORENI

 
 

 

Depois outras pessoas da casa foram iniciadas em Ifá, como Lajalede, que tem o nome de IFAJENBOLA AWORENI, que é iniciado pela rama nigeriana em São Paulo na Chief oluwo ifalade aworeni odusolá.

 

Lajalede, com o conhecimento que tem atende Itaocara, Aperibé e Rio das Ostras. Quando precisa recorre ao seu Babalorixá e Obaoriaté, para melhor atender as pessoas e até mesmo por uma questão de segurança. Mesmo com o conhecimento que tem não largou a Umbanda, onde humildemente atende as pessoas com o Vovô Laranjeiras. Também atende com o boiadeiro de nação. Reside atualmente em Rio das Ostra-RJ onde esta pronto para prestar a caridade.

 

 

IFABOMI

Ogiokemi, é outro iniciado em Ifá, onde aos poucos e com a convivência foi aprendendo os segredos dos odus-ifá e dos orixás. Que também atende a todos que o procuram, ensinando com paciência e calma.

 

 

 

 

 

Ogiokemi, que trabalha muito bem com ancestralidade das pessoas, que é um caminho de egun familiar. Através do culto da palmeira. Atende as pessoas que lhe procuram com problemas diverso. Onde mostra o que sabe de santo e Ifá. E tem segurança no que faz além de fazer bem.

 

 

JOGO DE BUZIOS.

São cinco os jogos que se usa os búzios e um é diferente que o outro e usam técnicas diferentes.

 

 

ERIN – jogo mais popular e usado. Jogo do sim e não. Usa-se 4 búzios.

 

JOGO DE BARRACÃO – é o jogo que se tem que correr + 7 jogos ou casa de santo. Para confirmar.

Usa-se 16 búzios.

 

OBANIKÁ – jogo que os ebomis ganham no deká, com ele é possível conversar e saber a vontade dos orixás, eledas e eboras. Usa-se 16 búzios. Só com ele podemos conversar com os orixás e saber a vontade deles.

 

EKURÓ – jogo que se vê meia pata. É o jogo de Oxun e das Yialorixás, mais também é jogado pelos homens. Tem que se ter um conhecimento bem avançado de Ifá. Usa-se 17 búzios. Sendo um fechado.

 

 

 

 

AWON OJÚ ODÚ MÉRÈÈNDÍNLÓGÚN

 

 

MEREDINLOGUN - Nesse jogo usados pelos Oluwos e Obas, se risca e invoca os odus, se faz as rezas é jogado com esteira no chão não pode ser jogado na mesa. Usa-se 21 búzios.

 

AXÉ EXÚ YÓÒ BÁ O GBÉ LÀYÈ

 

Cultuadora de Exu. África

 

Todo awofakan e Obaoriaté apesar da grande ligação com Orunmilá, tem uma devoção enorme a Exu, o senhor de quatro oráculos de caracóis. Erin, Obaniká, Ekuró e Merindinlogun. Sendo o Merindinlogun a fina nata.

 

 

USADOS PELOS BABALAWOS.

 

OPELE E IKINS

 

 

 

 

 

 

Erros e problemas do jogo.

NAÇÃO DE ANGOLA E CONGO.

Jogo de Angola, nesse nação não se joga búzios e sim esse jogo que tem o nome de NGOMBO e o santo que rege ele é KASSUBENKÁ. As as pessoas pouco esclarecida usam os búzios. Isso porque não sabem sobre a cultura deles mesmo. Nkises são no minimo 47, quase ninguém sabe mais.

 

NAÇÃO JEJE

Nesta nação o jogo é o KPOLI, mais quem sabe mais isso. Niguém muito menos o pessoa da nação Jeje. Poucos sabem isso e os sabem mesmo estão morrendo e as coisas vão morrendo. Dos 62 vodus que sabe alguma coisa deles. Ai fazem santo de keto no lugar.

IFABANKE

 

-Omo-Ifá e Awofakan

 

Muito conhecido como Ivo do Ogun com mais de 26 anos de santo é iniciado em Ifá e atua no Eleegbara Tolá. Esta no Axé ajudando todos que precise de seu auxilio. É iniciado na nação Efan e é do axé GIBANAUÊ, do pai Alvinho do Omolu. Hoje dirigido pelo Pai Rose de Oxumaré. Atende também com seu Ifá no bairro de Campo Grande- RJ.

 

Veja mais assuntos...