Alexandre de Exu


Orixa Ibeje

 

Karlos de Ibeje que chamamos de KARLÃO DE IBEJE, foi iniciado pelo saudoso Babalorixá, aos Alvinho do Omolu, na nação de Efan no ano de 2006 em Engenheiro Pedreira, aos 09 anos de idade. Sendo irmão da Yialorixá Eliete de Yemanjá.

Terminou seus ciclos de obrigações com a Egbome Leila de Yemanjá. Da raiz do Opo Afonjá. Sendo bisneto da lendária Yalorixá Omidarewá, com quem pode conviver no axé dela por algum tempo. Hoje o Karlão iniciado em Ifá pela rama cubana. Com tudo isso não esqueceu sua origem a Umbanda com quem aprendeu e esta aprendendo com sua madrasta e que é sua mãe de santo. Karlão com esse conhecimento que adquiriu e está adquirindo pelo convívio e pratica constante junto aos seus mais velhos, vem atendo a todos que o procuram para alguma coisa nunca se negando atender quem o procura em busca de auxilio. Ele é também filho carnal do Baba e Oba Alexandre de Exu. O que mais cobra, ensina e exige muito. Karlão as vezes é chamado de o filho do demônio, pelos conhecimentos e aproximação com seu pai que é muitas vezes chamado do Anjo das Trevas.

Com Yiá Omidegi Karlão vem a cada dia se aprofundando mais e mais na cultura dos santos africanos.

Karlão diz que sente ter uma missão em levar cultura e esclarecimentos a religião que está cheia de conceitos errados. Educado na religião dentro da luz de Ifá e dos mais velhos. Fala de um tempo onde não se inciava ninguém que fosse de Omolu, Nanã, Osaniy e outros e que orixás eram apenas 16. E hoje com o esclarecimento vemos esse numero muito maior. Numa época que se usava o jogo de barracão. E hoje ainda vejo as pessoas confundirem e dizer que usam o meredinlogum., quando só os OBAENIORITÉ podem usar. Vê historias de quando se usava o jogo de barracão, jogo esse que se tinha que correr sete jogos. Hoje ainda não sabem o que é Ekuró e Obaniká ou Erin. Vão saber de Ifá ou Meredinlogun.

Havia um tempo que não se fazia o santo do Karlão, se fazia Oxalá o mesmo para Exu se fazia Ogun. E outros santos. Devido as crendices e supertições dos que não conhecem a religião em sua nuanças da religião. Karlão vê muitas boas para o futuro da religião. Mais é preciso não inventar e buscar o certo. Fala das pessoas que como ele é de Ibeje e que sofrem o preconceitos, mais uma das cruzadas dele é lutar pelos direitos de Ibeje ser feito na cabeça como qualquer outro orixá. Como Exu, Iroko e outros que agora são feitos.

Karlão, Awofakan de Ifa e se preparando para ser Obaenioriaté, devido a sua dedicação e conhecimento ganhou a alcunha de KARLÃO, apelido carinhoso de todos que o cercam. Adora explicar e falar do seu santo. Para desmitificar as mentiras e ignorância em torno do seu santo. Como feitura e obrigações. Tem dez irmãos sendo que quatro são iniciados e um esta se preparando para ser babalawô. Karlão esta pegando os poderes de Ifá.

E fala com carinho dos seus irmãos;

Luciano de Angoro, nação Angola – raiz Tumba Jussara

Runhó Ivan de Loko, nação Jeje – Bogun

Jorge der Osaniy - raiz Opo Afonjá – o segundo Osaniy de Omidareá

Matheus de Azawane – Raiz Opo Afonjá – Awofakan

 

Karlão atende para jogo, ebós, Boris, feituras e obrigações. E faz o dia da CARIDADE onde um dia por semana atende sem cobrar nada pelo jogo, em agradecimento à muitas graças recebidas.

Fone 41254058 celular 55 021 975061849

 

 

 


Veja mais assuntos...