Alexandre de Exu


Vocês conheciam? Ibeje, Olokun, Onilês...

Ibeje

São dois orixás que trabalham juntos, tem haver com o inícios das coisas e regem as crianças e filhotes. Sem com isso dizer que são crianças. Tem filhos e pessoas iniciadas para eles. Sendo iniciados no Efon e keto. Inclusive ebomis.

OLOKUN
Orixás dos mares profundos tidos como os pai e a mãe de Yemanjá. São os donos do tempo cronológico na cultura Ioruba. Ligados ao passado, presente e futuro. Ligado a muitos acontecimentos da vida das pessoas. Tem ligação profunda com egun e o culto deles. Chamados de Baba Olokun e Yia Olokun.

ONILÊS
São duas forças que se manifestam na forma masculina e
Feminina. Chamados de baba Onilê é orixá forte no culto de egungum e Oshôs. Já yiá Onilê é o ponto forte no culto das Gueledes ou Yiamins.

GUELEDES E OSHÔS
As Gueledes é o verdadeiro nome nome do culto das Yiamins, das bruxas ou feiticeiras. Oshôs são os bruxos ou feiticeiros. Que se manifestam sempre a noite.

OZUN
É uma entidade que fica numa aste com um copinho, onde em via de regra fica um galinho em cima, podendo ser outro bicho como cachorro, peixe, pombo. Tem a função de vigiar a casa de que ele esta ligado e estar sempre atento. Para que nem mal penetre nela. Como zelar pela integridade da pessoa.

AZAWANE
Muito confundido com Obaluayê, é um orixá que veste palha, mais ligado as terras molhadas ou que ficam por um período embaixo d’ água. Enquanto Obaluyê é terra seca o sol de meio dia, Azawane e margem do rio. Onde a água pega.

AJÉ SALUNGA
Orixá das riquezas (acumulo de riquezas), sendo considerada a irmão de Yemanjá. Muitos comerciantes e pessoas de negocio têm esse santo, que junto com Exu faz seus negócios prosperarem. Pois Exu é caminho de dinheiro e Shalunga é acumulo de riqueza.

ODUDUA E ODUDUWA
Odudua é um orixá feminino, que criou a terra, se tornou a primeira Yiamim, dela se originou todas as outras. Odudawá é um orixá masculino ligado ancestralidade. A espiritualidade e o crescimento espiritual.

 

Abatá
Orixá feminino ligado aos pântanos, para se fazer Inlê temos que Colocar ela quOe é esposa dele. Dá equilíbrio e boa espiritualidade

ORO
Este é o orixá que controla os eguns seja qual for o egun. Oyá apenas transporta o egum, ao seu lugar de origem. Mais Oro é que os comanda junto com a corte dele. Os iniciados para esse santo são chamados de oronista e tem um poder muito grande. Que muitas vezes não usam só para o bem. Fazem parte da sociedade Ogboni na África. Ter esse santo é ter o poder dos eguns.

 

ABITA
E um orixá malévolo, que busca a maldades. Poucos iniciados tem ele ou podem trabalhar com ele. Que busca sempre o mal. É muito usado pelo iniciados de Ifá contra seus inimigos. A verdadeira origem do mal e seu poder nefasto estar nesse santo. O grande truque de Abita e poucas pessoas saberem dele e colocarem a culpa em Exu.

COLODINA
Não é uma pomba-gira, e nada tem haver com a
pomba-gira, muito menos com a Umbanda. Colodina é um encanto que os que trabalham com sexo cuidavam para poder serem mais procurados, os gigolôs e as mulheres da vida tinham para que as pessoas se encante-se e buscassem sempre seus serviços em troca de dinheiro.
Esse visa favorecer a troca de dinheiro por sexo. Só pode ser preparada por um pai de santo, que conheça as muitas qualidades.
É um mistério até na montagem e na hora de dar vida. O pai de santo ao dar para uma pessoa tem que explicar que a finalidade de puxar cliente para sexo. Colodina busca sexo por dinheiro ou troca de favores. Não tem incorporação. Observo que existe na Umbanda entidades com nome de Maria Colodina, que não é a mesma coisa que a Colodina que estou citando. Aqui é um encanto, direcionados para as pessoas que vivem de fazer sexo em troca de dinheiro ou riquezas. Colodina não é macho e nem é fêmea. É bissexual. Apenas puxa esse tipo de vida. A preparação deste encanto é complicada e não é qualquer um que pode ter esse encanto. Que também se virar contra que tem, por não saber usar esse encanto. Não é orixá e não é uma entidade é um imã.

PARA SE CUIDAR DESTES SANTOS E TER OS BENEFICIOS, TEM QUE JOGAR POIS CADA PESSOA TEM UMA QUALIDADE QUE TEM HAVER COM ELA. TEM QUE SER CERTINHO PARA NÃO DAR ERRADO.

Veja mais assuntos...