Alexandre de Exu


Yialorixás / Babalorixás e os Obaoriatés

As Yialorixás e os Babalorixás conhecem o candomblé. Não tem o conhecimento de IFÁ, pois não foram iniciados e preparados para cuidar de orixás em caminhos de odus. Em nem conhecem os orixás de Ifá.

Os Obaorites são pais de santo que iniciados nos caminhos de IFÀ. Podem mexer em Orixá e Ifá. E tem acesso aos fundamentos e conhecimento de Ifá e Egun/Gueledes. E santos que apenas em Ifá se tem acesso.

Mesmo que uma mãe de santo seja iniciada em Ifá, ela não poderá mexer nos odus ifás. Por se tratar atividades masculinas. Ela poderá ter algum conhecimento é noção. Mais manipular não. E nem recebe a cabaça de fundamento dos odus.

Existe awofakans que são Ojês e não são Obaoriatés, não podem levar a mão a cabeça de ninguém. Devendo cuidar de egun com os conhecimento de Ifá. Alguns tem caminhos de babalawo.

Os Obáoriatés, cultuam e tratamos de mais de 160 orixás keto destes mais de 30 são feitos e tem filhos. Que as Ialorixás não conhecem e dizem que não existe ou não se faz mais.

Ai fazem outro santo errado na cabeça da pessoa, naquela se der certo tudo bem senão, depois a gente vê, meu o meu já está no Bolso.

Mais Ifá está ai. E os Obaoriatés. Que são pais de santo iniciados no mais profundos segredos de Ifá para cuidar de orixás e acabar com essas crendices de que não se faz santo tal, e que é qualidade tal.

Continhas com data de nascimento para ver odu. Ai essas mãe de santo falam como se soubessem e mexe-se com odu. Esquecendo que mulher não mexe em odu, não inicia em Ifá e as

Digo apenas uma coisa, não precisam me procurar, mais procurem uma Babalaô sério e um Obaoriate. Sua vida vai mudar. Muitas Yialorixas estão entrando para Ifá, embora nãop possam fazer tudo mais já tem um novo conhecimento para não falarem o que sabem e não fazem bobagem.


Exu – preta e vermelha mais pode usar todas as cores e ainda o azul e branco.
Ogun – azulão ou verde
Ibeje - todas as cores alegres/vivas.
Omolu, branca riscada de preto ou uma Preta e uma branca
Azauane, preta, vermelha, branca. Ou vinho riscada branco e azul.
Osaniy – Verde e de branca
Ode – azul claro
Oko – rosa e Azul claro ou vermelho e branco, ver o caminho.
Logun – azul claro e amarelo ouro
Oxumaré – amarela riscada de preto ou verde, preta e amarela.
Iroko - verde e marrom
Olokê – creme/beje e branca
Oxoguian – seguir azul clara e contas brancas- pode se usar seguir azul claro
Oxalá, branco leitoso.
Orunmilá verde e amarela (ver qual das família de Ifá, são 16 famílias cada uma tem sua cor)
Orofin – preta
Onile – marrom e vermelho
Olokun – azulão e amarelo fosco
Airá – branca e vermelha
Xangô – Branca e marrom
Oya, vermelha fosco ou terra-cota
Odudua – pretas
Olosá, - vermelho cristal e amarela cristal
Yemanjá cristal azul/ branco ou verde água (ao gosto)
Saluga - perolas
Oba – laranja ou cor de abóbora
Otin, verde e azul claro
Oxun – amarelo ouro
Ewá – amarela riscada de vermelho
Nanã – de branca riscada de azul escuro –

 

E preciso para ser um obaoriaté conhecer os santos das outras nações, e não apenas os nagôs/Iorubas. Pois ocorrer da pessoa não ser de um santo keto e outra nação. Ou ainda o primeiro ser de uma nação, o segundo de outra e ter herança de outra nação. O que pode dar problemas sérios, na iniciação tudo isso tem que ser respeitado e visto.

Outra observação vemos hoje no candomblé você pergunta ao uma zeladora de santo de Angola; uma lenda de qualquer santo (Nkise) de Angola, ela vai dar uma lenda de santo keto.

Você pergunta a uma zeladora de santo Jeje uma lenda de santo Jeje (Vodun) ela vai dar santo keto.

Você pergunta sobre o jogo de Jeje, ela joga búzios, mais búzios não é Jeje.
O jogo de Jeje é o Kpoli e junto tem o conjunto de lendas dos voduns.
Ai o jogo é keto, a lenda, é keto e o santo é Jeje. E os fundamentos são o que ? E quem rege o jogo é Exu um santo keto.

O jogo mesmo de Angola mesmo ela não sabe e nem qual o santo que rege o jogo ai grita Exu e Orunmilá.

O oráculo de Angola é o Ngombo, o santo que rege ele é Kassubenká e tem as lendas de Angola, que são lindas.

Ai vamos muito mal. Ou então é Exu e Orunmilá são santos keto e eles que vão dar os fundamentos de Jeje e de Angola.


O mesmo acontece com o povo de Jeje, pede uma lenda de um vodun. A nação deles é apenas rotulo o conteúdo todo é keto. Pergunta as cores de um santo de Angola, claro que não sabem. Uma lenda de KITEMBÓ, as cores. Não sabem mais o Obaoriaté tem que saber.

kitembó – cinza

o mesmo da nação jeje, não sabem as cores do vodun e muito menos os títulos.

Loko – marom, amarela e vermelha.
Bessem – verde, preta e amarelo.

Felizmente tem mínimas casas que estão resgatando sua cultura e não aceitando mais o sincretismo entre nações. Parabéns a essas casas.

Em Angola eu conheço 47 Nkises e 42 voduns Jeje. Graça aos que se matem fiel a base de sua nação.

Ai vem uns e dizem que Exu só é feito em casas de Angola, um santo keto que só é feito em outra nação?

Tem outros que dizia que Oyá em alguns caminhos são feitas apenas em casa de Jeje. Mais ela é santo keto, porque ela mudaria de nação.

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