Alexandre de Exu


Petebis e Awofakan o começo de tudo

O AWOFAKAN

É o homem ao se iniciado nos mistérios de Ifá.
Onde ele recebe de um babalawô a sua primeira mão de Ifá.

Podendo vir em outra cerimônia pegar a segunda mão caso assim um jogo confirme que se tem esse caminho.
Esta é uma consagração que se dá junto ou posterior aos Guerreiros, pois houve um tempo que se tinha afilhado de guerreiro, para depois complementar.

é uma consagração de Ifá na qual participam ao menos duas Babalawos, seu nome vem da palavra Owo Ifa kan que significa uma mão de Ifá.


Tanto o homem que se torna Awofakan passa por uma cerimônia de três dias, onde serão lavados, assentados e entregues com cerimônia cinco Orixás. Estes Orixás são: Eleguá, Ogun, Oxossi, Ozun, Orunmilá.

Podendo dependendo do signo pegar outros. Santos dado por um Oba ou poderes dado por um babalawô.

O Awofakan é aquele que assegura, protege o segredo de Ifá. Ele é o braço direito do Babalawo nas diversas tarefas que este realiza. É o aprendiz de Ifá que um dia poderá se tornar um Babalawo ou um Oba.

O awofakan quando iniciado em santo, poderá usar o EKURÓ, já que tem o OBANIKÁ e faz uso dele de forma regular. Pode jogar o coco e as palapetas. Dentro de uma casa de santo é de grande importância pois os conhecimentos que trás de Ifá auxiliam muito.

Um dos grandes awofakan foi OGBEBARA, também conhecido como Adilson de Oxalá, que foi iniciado pelo pai Zezinho da Boa Viagem. Muito sabedor e ensinou a muitos tanta na rama de Cuba e como na Nigéria onde foi iniciado a babalaô IFALEKE.

O awofakan dependendo do signo que saiu, abre um leque muito grande. Podendo ser um babalawô ou um babawo

 

 

PETEBI

São as mulheres iniciada em ifá pela rama cubana, algumas já eram iniciadas no candomblé, outras não. São as auxiliares direta dos babalawôs e nas casas de santo contribuem muito com o discernimento e conhecimento ganho em ifá.

Quando são mães de santo, ajudam muito a casa em vários caminhos pois junto o conhecimento de Ifá com o de orixá. Embora tenham a limitação já que é um culto voltado aos homens. Elas tem papel fundamental.
Se contar com a experiência de convivência.
Dependendo do signo que sai na sagração de petebi, ela pode receber alguns santos de Ifá.
É um caminho muito bonito de aprendizado e experiência. Onde ela está em constante contato com um mundo que de maneira ilusória nos parece ser dois. Quando na verdade é apenas um.

Tem petebis que não são voltadas a orixás mais sim iniciadas com cargo no culto de egun. E como já muitas serem iniciadas a Ifá e no odu que saiu diz que agora tem que ir fazer santo. Ou ir para terreiro de egun.

Tem caso das que são de Umbanda e não devem deixar a Umbanda.

O caso é que a petebi é útil na casa de santo, casa de egun e onde ela estiver pois conhecimento nunca é demais.

Algumas são Ekede, que fizeram Ifá.

À mulher que se torna Apetebi passa uma cerimônia de três dias, onde serão lavados, assentados e entregues com cerimônia cinco Orixás. Estes Orixás são: Eleguá, Ogun, Oxossi, Ozun, Orunmilá.

Quanto a petebi jogar se for iniciada no candomblé podem jogar.

Veja mais assuntos...