Alexandre de Exu


Carnaval 2016 Opa, Opa

FEVEREIRO 2016

Carnaval 2016 Opa, Opa

Esse é o momento de se aproveita para acertas as contas, das grandes queimações. Então todos nos temos inimigos. Invejosos, olho grande, querendo tomar alguma coisa que nos pertence. Ai pergunto vai dar mole para o azar? E depois ficar lamentando. Opa então vamos nos precaver nesse Tempo. Quem é de santo tem orientação para esse período da sua casa de santo. NADA DE DAR MOLE PARA O INIMIGO.

Mais observo três pontos, que são; A lei de cause e efeito, lei da ação e reação e a do carma.

Falamos sempre da festa do nosso catiços, as justas e merecidas homenagens que fazemos a eles. Exu e Pombagira. Valorosas entidades que nos protegem a trabalhos conosco no dia a dia.
Com a chegada do carnaval, que diz; “ A CARNE NADA VALE”, é o momento ideal para reforçar as forças deles. Que devemos fazer sempre na PRIMEIRA SEXTA FEIRA, antes do carnaval. Que esse ano sera em 29 janeiro 2016.

Onde daremos a eles uma oferenda ao gosto de cada um, mais é bom saber o a entidade quer ou o que precisa e acima de tudo, anotar tudo conforme a entidade em terra esta pedindo. E ouvir os conselhos e recomendações. Sempre que desobedecemos nos damos mal.

Pedimos aos nossos catiços nos livrem problemas nesse período em que a criminalidade aumenta, os riscos de acidentes. Tudo é um conjunto de forças; Egun, Orixá e Odu. Nossa Umbanda é um culto de Egun, por isso tem tanta força e como tal tem que ser respeitada sempre. Feliz, mais muito feliz quem tem um Quá Quá Quá, para lhe proteger e ajudar a vencer os percalços da vida.

Eu sou Babalorixá e Obaoriaté, mais digo sempre nada se iguala ao Quá Quá Quá, na terra dando a consulta dele. Se usamos o Búzios ou Opele/Ikins, cartas etc.

Para falar com os espíritos e ouvir os conselhos e recomendações do mundo espiritual. Ali está ele falando o que precisamos ouvir, dizendo o que devemos fazer. As vezes gastamos muito, quando um Quá Quá Quá faz e sem gastos.

Essa é a Umbanda de; Dona 7 Encruzilhadas, seu 7 Encruzilhadas, Seu Tiriri, seu Veludo, dona Cabaré, 7 Maridos e acima de tudo do seu Tranca Rua. Dos caboclos e pretos velhos das beijadas.

Eu coloco para os meus juntos que são; Seu Tranca Rua, Dona 7 e Maria Molambo. E minha esposa que tem o Exu Rei das Sete Encruzilhadas e Dona Cabaré. Geralmente colocamos juntos os meus e os delas.

2 charrutos
3 cigarros
cidra
cachaça
velas
rosas vermelhas
Cravos vermelhos
tesourinha miniatura de casa de macumba
TNT preto e vermelho, ( forrar o chão em cruz)
pemba preta e vermelha (riscar o ponto do Exu e da pombagira)
Alquidar cesto, que comporte tudo
casal de frango, se no caso pegar menga. Ou um bife.
Farinha com dendê,
doces e frutas. Balas.
Perfume e baton.

**
Seu João eu coloco um Bife de porco, pão e vinho na calunga pequena. Para o povo da Caveira. O bom e na semana santa. Pode ser nos fundos de uma igreja, cruzeiro.

**
Malandro - uma batida de limão, cerveja, petisco de bar (comida de boteco). Eu faço para Zé Pilintra, de coração. ( faz na quarta feira de cinza).

 

Quem tem imagem é o momento de lavar com ervas,
Exu Homen – folhas de flor de cavalheiro da Noite e cachaça
Pombagira – Dama da noite e cachaça ou cidra

Linha das Caveira – cordão de frade e vinho. Pode se usar água benta.

 

Veja mais assuntos...