Alexandre de Exu


Exu em orixá, egungun e Ifá

Esta escrito no odu OGBÈ ÒGÚNDÁ.
Exu conhece o segredo das Guèlèdes e das Nales além de toda a criação pois foi o primeiro a ser criado, conhece dos irunmales, dos eleguns e dos egungun.
Outra ponta muito importante dentro da nossa religião e NUNCA é citado é o egbeokunkun ti awọn eniyan. Que se faz junto ao EgbeOrun e EgbeAye.
Mais para olhar Exu temos que saber o porque de
BABA-ORUN , OLORUN, OLODU, OLODUN, OLOFI, ALÁ E OLODUMARE/ELEDUMARE.
Inclusive na saudação de Exu; Laroyê.
Como de todos os odus, como ele passou esse conhecimento ao Orunmilá, que conhecemos como Ifá.
“Em virtude da maneira como Exu foi criado por Olódùmarè, ele deve resolver tudo o que possa aparecer e isso faz parte de seu trabalho e das suas obrigações”.
Olódùmarè fez Exu como se fosse um medicamento de poder sobrenatural. ”
“Olofi delegou este poder a Exu ao entregar-lhe o àdó-iràn, uma cabaça de longo pescoço apontando para o alto que Exu carrega em sua mão. Exu só precisa apontar seu àdó para transmitir a força inesgotável que tem. ” dai ter também o poder dentro da IGBAKÁ, IGBAIWÁ e IGBADU.
Exu é o princípio reparador do sistema nàgó. Para ele foi representa-los aos pés de Olórun.
apenas por seu intermédio é possível adorar as Ìyámi, qualquer outro culto.

Candomblé não é Ifá, assim como Ifá não é candomblé. Alguns tolos acham que um existe sem o outro. Candomblé é que nunca existiu na África, candomblé é a mistura de tudo ou seja a salada mista, que foi inventada aqui no Brasil. Que se criou fundamentos que nem os orixás ou mesmo os voduns e nkises conhecem.

Culto ao Orixá, culto de Ifá e Culto de egungun são coisas distintas mais são as mesmas pessoas que participam de todos eles. Pois todos são da mesma aldeia era uma coisa que envolvia toda a comunidade.

Veja mais assuntos...