Alexandre de Exu


ORÍ É O ORIXÁ DONO DO NOSSO DESTINO.

Orixá aceita com oferenda as boas ações que praticamos. Exu-Obara.

Você já agradeceu ao seu Orí hoje pelas bênçãos que ele te proporcionou em sua vida? 

Você o agradeceu hoje por mais um dia de vida e saúde?

Ah! Não agradeceu? Ainda há tempo de agradecer.

Somente o Orí pode conduzir você ao triunfo cotidiano. Somente Orí pode fazer de você um vitorioso (a) .

Somente o Òrìṣà Orí é assentado, sacralizado, reverenciado ( ile Orí) e ofertado na cerimonia do Borí. Esse é um dos mais importantes rituais da religião, pois abrange todos os adeptos de forma igualitária e sem distinções. Portanto, deve-se sempre rogar e ofertar ao Orí antes de qualquer outro Òrìṣà.

Como diz um verso religioso yorùbá (ẹsẹ ifá): “Nenhuma divindade poderá ser adorada sem o consentimento do seu próprio Orí.

Só pode usar uma coroa, aquele que tem poder de trazer equilíbrio à sociedade. Uma pessoa desequilibrada emocionalmente não pode carregar". (Provérbio Africano)

"Nós somos responsáveis pela nossa vitória", essa frase pode parecer clichê, porém é pura verdade... Muitas culturas acreditam que a força primordial do sucesso vem de nossas ações e reações, e realmente é verídico. Por isso cultuamos o Orí para percebermos o quanto somos fortes e capaz de transformar sonhos em realidade. 

Entre os yorubás o culto à este Òrisá é feito diariamente de maneiras específicas de acordo com seus próprios Orí. Por isso, percebe-se que até mesmo os outros Òrisás o cultuam.

Orí é o único que tem a capacidade de suportar a força de um outro Òrisá, e é por isso que o idosu ( iniciação de Òrisá) é feita em nossa cabeça (Orí). 

Imagina a força que seu Orí tem?!

Orí cria cada um de nós, Ninguém pode criar o Orí.

Orisá pode mudar qualquer um na terra, mas ninguém pode mudar o Orisá”.

Sempre cuidamos de orixás, catiços para podemos progredir, mais ao santo que tem a “MÃO MAIS PODEROSA EM NOSSO DESTINO” não fazemos nada para ele. Não sabemos cuidar deste santo e nem do nosso destino.

 

Veja mais assuntos...