Alexandre de Exu


Iniciações

ODU DE VIDA, ODU DE FEITURA E ODU DE CAMINHO.

Primeira coisa que vou dizer, se vocês não gostarem nem precisam continuar na leitura.

1- homossexuais e mulheres não mexem com Egungun e Baba-Egun e não jogam por odu e nem fazem trabalhos com odus. Muito menos ebós.

Se conseguiu me entender podemos passar as outras fases.

Babalorixá e Yialorixa é para mexer com orixá e não com odu, eles não são iniciados no culto de Ifá por nenhum Babalawo. Mais querem mexer e fazer experiência na vida das pessoas. Isso é o mesmo que uma pessoa não raspada, raspar a outra. Hoje se aprende tudo na internet, mais entre aspas, pois não tem iniciação. Outros fazem curso, que não é iniciação. E depois de iniciados tem as coisas a fazer em Ifá que seriam as obrigações, que são chamadas de poder.

O Babalorixá que pode mexer com odu, que passou pela iniciação para mexer com odu no lado os orixás e o OBAORIATE. Esse sim passou e tem assistência de um babalawô no que for preciso. Sabendo que também tem limitações pequenas mais tem. O pai de santo que é Oba e Babalorixá, ele pode mexer com santo e ver os odus numa iniciação.

Se os odus estão positivo ou não. O odu que o orixás vem.

Ao o Oba vai ver os odus da pessoa que são;

Pessoal/ou de vida - o mais importante de todos. Para a pessoa. Esse odu negativo é um desastre constante na vida da pessoa. Aqui que resolve tudo. Faz uma feitura ou obrigação bem feita com ele negativo. NADA DA CERTO.

Nascimento. Ligado a baba-Ori. Ver o que ele trás para a pessoa.

Feitura -Iniciação que pode ser de rodante ou não. Mais tem que ver. Por isso a maioria da vida dos ogans e ekedes nunca se equilibra. O yiaô só leva pau. Ele nem sabe o odu dele quando perguntado as interdições dele. Ai chora depois. O cargo dele. Ninguém nasce com cargo de pai de santo ou mãe de santo. Isso é posição social dentro da aldeia.

Caminho = aqui é que vemos a vida da pessoa, como vai andar, emprego, amor, dinheiro, filhos, casa, tudo esta aqui é ligado ao orixá Exu. Vícios, dinheiro não render na mão e não conseguir as coisas que quer.

Então são esses odus

VIDA - INICIAÇÃO - CAMINHO

Fora destes não há salvação

Outro ponto é que em toda iniciação temos que mexer em:

Egungun - ancestralidade nossa

Baba-egun - ancestralidade do nosso santo

Oshô - os feiticeiros, o lado masculinos das yiamins.

Gueledes - o nome verdadeiro das Yiamins. O lado feminino dos Oshôs. Não se mexe num sem o outro. Iniciação lesse egun - muitos são iniciados no candomblé pois pessoas que são Mães de santo, mais não olha uma coisa, a pessoa tem caminho de orixá? Pode ter de culto Afro, mais se for de Ifá ou num terreiro de egun. Ai a pessoa é iniciada e nada da certo é por isso.

Iniciação de Umbanda

Hoje a pessoa recebe sua entidade e já se acha iniciado na Umbanda é até Mãe de santo. Quando não tem nada, muitas vezes é feita de santo ou tem apenas um bori. Mais como não candomblé não é nada fica na Umbanda, e dizendo que é feita no candomblé. São duas religiões diferente. A iniciação na Umbanda e na camarinha, e são sete as coroas. No candomblé é no ronco. Essa mãe de santo, que não é pois na Umbanda não é lugar de santo de candomblé. Começa a fazer as coisas de candomblé para os guias de Umbanda. Ai sai o que se chama Omolocô ou Umbandomblé, mais conhecido panela de pressão que cozinha tudo. Isso fere as tradições da Umbanda e do candomblé. Umas fazem saídas da camarinha como se fosse santo de candomblé.

Veja mais assuntos...