Alexandre de Exu


Ensinamentos na casa de axé

Eu sempre lutei pelo direito de todos saberem ao seu tempo.

Mais  enquanto esse tempo não chega para se aprender uma coisa.  Se  aprende outras que esta no tempo.

“Orunmilá não ensinou os sábios sem antes ter o juramento deles, de repassar o conhecimento aos que tem dificuldades de aprender ou ter acesso a informação”.

 

Uma situação que não concordo dentro da casa de Axé é ela não ser considerada a casa de deus e apenas a casa dos orixás. Isso faz com que as pessoas num momento atribulados com problemas pessoais, família, filhos, vícios e relacionamento abandonem a nossa religião indo para outra e o que é pior indo  em busca de Deus. Até mesmo em nossa religião não escutamos os dirigentes que são os; Egbomes, Ekedes, Ogans, Babalorixá e Yialorixás falarem ou explanarem sobre Deus. O que leva algumas pessoas acharem que Deus é só na igreja.

 

O que é um grande erro, pois segundo o que acreditamos Deus esta em toda parte pois ele é uni presente, oniciente etc.

Então entre os segredos esta o esquecimento completo do criador dentro da casa de Axé.

 

Olha o que ouvimos muito.

 

Estou  me  apegando  a  Deus  e  deixando os orixás de lado.

? os orixás para nós são os anjos do senhor, mais não foi explicado a pessoa. E sob a orientação deles e com a permissão de Deus podemos alterar algumas situações da nossa vida.

 

Eu não era feliz no espiritismo e larguei tudo e entrei para igreja, agora sou evangélico.

O que faltava para esse irmão ou irmã ser feliz? Uma palavra de carinho, uma palavra de Deus. Que fala em todas as religiões em todas as criaturas. Até o selvagem dirige ao senhor de todas as coisas um rudimentar e tosco culto. Mais que faz bem ao coração.

 

Estou com a cabeça confusa com problemas pessoais., não tenho uma palavra amiga.

Os antigos no excesso de esconder não passaram essa devoção ao criador. Esse amor que temos a ele. E que quando falamos

“OLODUMARE  WA  TOBI”, estamos dizendo Deus é maior e nada é maior que ele. Mais onde você escuta isso na casa de santo.

A hora de darmos graça a ao criador. No culto ao sol.

 

 

A igreja é a casa de Deus.

Mais Jesus nunca pregou numa igreja e nem pregava assiduamente nas sinagogas. Era a natuereza  a casa dele. Como agora é a uma construção material a casa de Deus?  A casa de Deus é em nosso espírito e o que construímos nele nas diversas jornadas pela vida.

 

A  Cabeça ou  Coração 

Qual é o mais importante? Eu vos digo nem outro, mais o espírito. Esses  órgão são representações materiais do nosso sentimento.

 

Enquanto não aprendermos a ensinar sobre Deus, como fonte felicidade e amor. Não seremos uma religião. Pois religião é religar. Seria religar ao criador.

 

Eu recebi este texto abaixo de uma pessoa ligada ao culto dos orixás,  quero dizer que esta muito certo e estou de pleno acordo.

 

 

O EXCESSO DE  SEGREDO É O NOSSO MAIOR ERRO

 

O Candomblé é a única religião onde os sentidos e significados são tratados como segredos. Enquanto as demais religiões incentivam o estudo, a pesquisa e o saber sobre sua liturgia, quase tudo no Candomblé é guardado a sete chaves. O saber no Candomblé é usado como distinção de classe e status de poder, quem sabe mais segredos é considerado  superior, o melhor. 

 

Esta distorção cultural incentiva a ignorância e enfraquece a religião, afinal, na falta de uma orientação correta, muitos acabam fazendo as coisas erradas ou inventando. Até cantigas, um simples xirê, uma roda de Xangô ou uma sassanha, em muitas casas não se ensina, quem sabe alega falta de paciência de ensinar ou preguiça. Quando se é novo, ainda não é hora; quando se é adulto, já deveria saber. 

 

Mas onde está o intervalo?  Mentira! Na verdade, quem sabe quer prestígio, quer ser admirado pela comunidade e ser tratado por ela como uma pessoa importante, porque sabe mais do que os outros. 

 

Enquanto persistirmos no erro da ignorância e continuarmos a tratar o saber com valor determinado apenas pelo segredo, o Candomblé não avançará e os erros e aberrações que assistimos todos os dias não serão culpa daqueles que os praticam, mas sim daqueles que têm responsabilidade de ensinar e se calam. Os que sabem morrem com o segredo e quem fica pode ceder à tentação de  inventar.

Veja mais assuntos...