Alexandre de Exu


IFÁ DENTRO DA CASA DE AXÉ

Logo de cara vou dizer. Ifá não faz santo. Ifá não dá obrigação de santo.  Ifá (babalawô) não joga para ver santo.

Ifá, Orixá e Egungun nunca foram  separados na África. Tudo era junto e toda comunidade participava de tudo.

em Ifá não existe feitura de santo e muito menos obrigações de santo.

Quando a pessoa é iniciada em Ifá seja qual rama (raiz/família) não existe obrigação de tempo de candomblé, mesmo porque o babalawô não pode fazer isso. Ele não foi iniciado para orixá e não levou adoxu.´

 

E  ele é impedido de cuidar de santo de cabeça. Isso pertence às Yialorixás e Babalorixás. Babalawô não joga para ver santo de candomblé na cabeça  de  ninguém as  funções dele são outras, como os  Odjê e Alapini não mexem em santo de cabeça de ninguém, já que tem outras funções.

 

Casa de Axé que tem Ifá tem diferença da casa que não tem. Quando o dirigente além de babalorixá ou yialorixá é iniciada em Ifá eles vão ter uma  outra visão e conhecimento.

 

A casa de santo que tem pessoas de Ifá, essa pessoa já tem conhecimento de orixá que vai somar ao de Ifá. O que evita muitos erros que uma casa que não tenha Ifá pode cometer.

 

Por  exemplo em Ifá não tem obrigações, mais tem o que chamamos de poder.  Que é quando você pega santo e aprende tudo do santo. E tem santos que não são de candomblé e os que também são levam fundamentos diferentes.

 

Ser iniciado ou iniciada  em Ifá, para não saber fazer nada dentro da casa de santo, isto é o que aprendeu em Ifá tem que colocar em uso para que todos da casa de santo possam se beneficiar do seu conhecimento.  Se não for para isso você perdeu tempo e não serve para nada em Ifá e Orixá.

Muitos Odjês são iniciados em Ifá para ter esse conhecimento dentro da casa de Lesse-Egun. Ter o conhecimento e não usar para o bem de todos é um sacrilégio  dos grandes.

Tanto os homens como as mulheres iniciadas em Ifá, devem fazer cerimônias puxando os bons auspícios para dentro da casa de Axé. Se não sabe ou não tem segurança deve buscar seu padrinho ou que possa ajudar, que pode ser um iniciado em Ifá com mais experiência e com ele caminhar juntos.

 

Cargos de Ifá

Babalawo – cargo Maximo dentro de Ifá, havendo divisão.

Apetebi – cargo feminino usado na rama chamada cubana.

Awofakan  - cargo masculino na rama cubana

Isefá- cargo de ambos sexos nas demais ramas.

 

SAUDAÇÕES

Iboru, Iboya, Ibosheshe – Cuba

Àbọ́rú, Àbọ́yẹ́, Àbọ́ṣíṣẹ  - Nigéria

 

NO BRASIL

No Brasil temos muitas ramas, mais três ramas são mais conhecidas: Benin, Nigéria e Cuba.

Rama de Cuba – verde e amarelo

Rama Nigeria – verde e marrom

Rama Benin – Branco leitoso.

 

16 Ramas E CORES:

Rama que dizer família ou raiz que falamos dentro do candomblé. E cada família tem suas cores. Ifá vem do mesmo lugar continente africano. Sendo que o Ifá que dizemos ser de Cuba na verdade é da família que foi lavada para Cuba.

Ifá pode se apoiar na Regra de Ocha,Batuque, Palo, Lukumi e mesmo o candomblé. Mais ifá e da cultura Nagô.

 

Cerimônia de enunciação de Oriate  esta consagração nasceu no Odu Irete  Ogunda.  Igbaiwa a cabaça do puder do Oriaté.

Chamado de Oriaté ou Oba, mais o certo é OBAONIORIATE. Que quer dizer que é o primeiro a colocar a cabeça ao chão para o sagrado.

Muitos babalorixás deixam de ser Babalorixás para se tronarem Babalawôs. Gerava certo  problemas. Então se passou iniciar como Oriate, que poderia fazer muita coisa de babalawô dentro do caminho de orixá sem precisar deixar de ser babalorixá. Podendo pegar e trabalhar com muitos dos poderes de Ifá inclusive os 256 odus

As casas que são de orixá e Ifá, podem fazer as cerimônias, sem uma ser junto com a outra. Pois Ifá complementa orixá não substitui.

Ifá  é para ser junto, mais não o mesmo momento. É como um acessório ou uma ferramenta que vai ajudar na casa de santo.

 

Os santos que pegamos em Ifá vem outra carga diferente das que são usadas no candomblé.  Mesmo porque cada santo de Ifá é um poder e trás um odu e um  ITA. Esse odu deve ser observado sempre e rezado na cerimônia.

 

“ Cada momento na vida de um Oriaté é um presente de Olodumare”.

 

O Oriaté, continua  jogando o jogo de búzios de Orixá e acrescenta o de Ifá. Em alguns lugares chamam de Babalawô de orixá. Antes eram chamados de Olwôs. Como era Agenor Miranda e outros.

 

O Oriaté é uma posto, que pode ser dentro do candomblé, Regra de Ocha ou Lukumi. Pois todo Oriaté já é iniciado e vem buscar o conhecimento de Ifá para melhor atuar no  seu culto de origem desde que tenha ligação com as matrizes africana e em especial com a cultura Iorubá.

 

Para isso ele vai precisar sempre de uma pessoa iniciada em Ifá do sexo feminino para cumprir as funções que só as mulheres podem fazer.  

Essa Apetebi tem que ter um bom conhecimento de Ifá e ter  pego um ou mais poderes de Ifá. Quanto mais  melhor. E saber conduzir algumas cerimônias principalmente a da Lua ou das Yiamins. E tem que ter elas entre os santos de poderes. Além de ter tem que saber trabalhar.

Veja mais assuntos...