Alexandre de Exu


O banho de abô e o de Omiero, tem muita utilidade dentro da casa de Axé dos orixás.

Casa nenhuma deve ficar sem seu abo. Pois é uma força muito grande dentro da ritualística do culto.

A cada dia é uma transformação.

Abô é um banho de ervas e folhas, as vezes misturado com outras coisas, que tem por finalidade a limpeza da energia corporal, purificação , descarrego e fixação.

Cada casa de axé possui uma combinação única de ervas e folhas que são postas maceradas dentro de um porão que originará o banho. De acordo com as necessidades de cada pessoa. Tanto para vida comum como para espiritual.

Uma pessoa não deve usar as ervas de outra, salve se for um porão de uso geral. Já nas obrigações são de acorodo com santo e o signo de Ifá  de cada pessoa.

No banho de abô geral  as ervas que ali estão são ervas que todos podemos nos banhar, não contém ervas MUITO específicas para determinado corpo ou orí, a não ser que determinado banho seja feito intencionalmente a uma pessoa. Como falei acima.

O orixá que é responsável pelas folhas e ervas é Osaniy, então este tipo de banho tem muita afinidade com ele é pra ele cantigos que são chamados de SASSANHAS.  Se canta  enquanto se executa o preparo do mesmo.

o banho?

O Abô serve apenas para serve pra lavar contas, lavar muitos materiais liturgicos, molhar o chão do terreiro para resfriar a terra... Quando recém  feito esse preparado serve para beber (Muitas casas já não fazem mais isso).

Cada casa de axé faz de uma forma. Mas como sabemos são folhas e ervas maceradas postas num porão com água e tudo isso feito com desde a colheitas das ervas até a finalização do banho.

Devemos despertar o abo. Para usa-lo senão de nada adianta.

 

Água sagrada, Agbo ou simplesmente Abô, são os nomes usados pelo povo do santo para denominar a mistura de folhas sagradas, usada na feitura de santo até a ultima obrigação chamada de axexe . 

Veja mais assuntos...