Alexandre de Exu


ORIXÁ OGUE

OGUE é o ORIXÁ dos animais que têm chifres e dos rebanhos. Representa os trabalhos que conseguimos como os animais o boi no arado ou mesmo o búfalo. Ou o esforço que fazemos para nosso trabalho render.

 

É também um feiticeiro ele favorece o amor, trabalhos amorosos e conhece todos os feitiços de ingerir. Por isso fica ao lado de Xangô para impedir que ele venha sofrer com veneno.

 

Tem muita ligação com o orixá Okô. Onde fornece a força animais para ajudar orixá Okô.

 

É representado por um ou dois CHIFRES de boi e se enfeita com búzios e contas vermelhas e brancas. Muitas casas de santo penduram os chifres dele e colocam uma espiga de milho. Mais acho que fazem sem saber o por que.  E talvez por isso não dê muito certo.

 

Bom cuidar deste santo que trabalho por conta própria ou tem pequeno negocio. Junto com a orixá  Ajê Saluga está sempre pingando dinheiro.

 

Diferente de Exu-Obara.

 

Mais fazemos oferenda para conseguirmos progredir onde estamos com dificuldades, principalmente que trabalha por conta própria e não tem descanso. Fazer oferenda simples para ele é muito importante mais dar um retorno quase que imediato.

 

Oferenda

Pouco de terra arada

Água

Mel e dendê

Vela

1 moeda e um búzio pequeno em cada bola

4 bolas de inhame com dendê,

4 bolas de inhame com mel

Colocar sobre três folhas de couve ou taioba.

Coloca um pouco da terra sobre as folhas junto com as bolas.

E oferecer pedindo que o seu esforço de trabalho renda  dinheiro.

Veja mais assuntos...