Alexandre de Exu


Roupas no Eleegbara Tolá.

Eu sou Alexandre de Exu, e estou colocando como é na minha casa, para meus filhos. Como aprendi com minha mãe.

Cada atividades de orixá tem uma roupa diferente e cor. Devemos procurar fazer o nosso melhor para esse momento.

Ratificando valores e crenças perante os grupos sociais e provando que o vestuário é parte intrínseca de cada modo de vida. A igreja católica tem suas vestes, muitas  sociedades de culto inclusive a maçonaria, o esoterismo. A Umbanda.

Há  50 mil anos atrás, com a chegada do homem moderno (Homo sapiens) do Oriente à Europa, o Homo neanderthalensis desapareceu em apenas alguns milhares de anos. A população europeia diminuiu drasticamente com a Era do Gelo que ocorreria em seguida.

O uso de fibras têxteis teria começado há cerca de 20 a 30 mil anos, quando os humanos descobriram como criar fios longos e resistentes a partir de caules curtos e fracos das plantas. Então essa historia de roupa é antiga.

O candomblé também tem suas normas de vestir de acordo com a nação, raiz e o tempo de santo. Tudo isso se vê na roupa de um iniciado.

Um (a) Ìyáwò aguardar a conclusão de suas obrigações, para a utilização de determinadas vestes, não a coloca inferior à ninguém, muito pelo contrário, mostra somente sua resignação por um determinado período, em obediência às regras do Candomblé pelo seu Òrìsà.

O cumprimento desses interditos, confere ainda mais valor à obrigação de sete anos, em que a então ìyáwò, poderá utilizar-se de outras indumentárias, estando desta forma, em outra fase de sua missão religiosa (torando-se uma ègbón). No Candomblé, todos os passos são galgados, assim como na vida, afinal, a criança não nasce andando, existe um processo de aprendizagem.  

Assim é o Candomblé. Um Ogan não pode se sentir desprezado por não se vestir como um Babalòrìsà, ele sim, deve se sentir orgulhoso em pode estar preservando a cultura dos antigos Ogan. Um Ogan vestido como Ogan, é facilmente identificado em meio a multidão. O mesmo se aplica as Yialorixás e os Babalòrìsàs.

Homens mesmo que seja de santa mulher não podem almejar as vestes femininas, pois nesse caso, ao invés de mostrar poder e distinção, evidência sua falta de conhecimento sobre a liturgia de cada elemento utilizado.

Não tenho a intenção de ditar regras, mas sim, expor o costume da casa da minha mãe de santo. Que mantenho na minha casa de Candomblé. Ela aprendeu ao longo do anos dela de candomblé. Estou esclarecendo aos meus filhos e netos de santo e as  muitas pessoas que jamais foram orientadas sobre como se vestir no Candomblé. Para  não cometerem tantos erros. Mais devem ver com seus sacerdotes como vestir.

Para o dia a dia na roça usamos africanas e abadas feitos de Algodão cru. Até admitimos nos trabalhos outros como obra ou capina o uso de uma roupa comum velha. Lembramos que até os 3 anos o iniciado fica descalço. No salão sendo permitido nas outras dependências chinelos de dedo. Isso se não tiver de obrigação ou bori etc.

 

FITAS NAS SAIAS

As fitas nas saias mostram a obrigação que a pessoa tem e o santo.

1 fita é de santo homem e tem um ano dado.

2 fitas é santa mulher e tem um ano dado.

3 fitas é de santo homem e tem um três anos dado.

4 fitas é de santa mulher e tem um três anos dado.

7 fitas é de santo homem e tem sete anos dado.

8 fitas é de santo mulher e tem um sete anos dado.

COBRIR A CABEÇA:

Só que cobre a cabeça com pano oja ou ekete é que é iniciado. Que não é não tem o direito de usar.

 

ÌYÁWÓ SEXO FEMININO

ROUPA DE SIRE: Até completar um ano de iniciada, deve-se dançar Sire de branco depois pode usar cores.

MOKAN: Uso indispensável

IKAN: Uso Indispensável

DILOGUN: Uso Indispensável:

“LAÇINHO” e “gravatinha” acima do pano de costas: Uso Indispensável

 

ÌYÁWÓ DO SEXO MASCULINO

ROUPA DE SIRE: Até completar um ano de iniciada, deve-se dançar Sire de branco depois pode usar cores.

Abada curto, altura do gavião, após 3 anos pode ser cumprido. Após 7 anos pode usar abada ou kafita.

CALÇA/CAMISA DE RAÇÃO: feita com algodão crú,pode se usar camiseta de manga.

ÉKÉTÉ: – não é toleravel o uso pano de cabeça – À exceção do recebimento de Asè, em Oro);

 

OGAN : 

VESTE NO SIRE; abada ou alaka. Com a cobertura se confirmado.

NÃO CONFIRMADO: abada sem cobertura.

CALÇA/CAMISA DE RAÇÃO: feita com algodão crú,pode se usar camiseta de manga.

ÉKÉTÉ; (não é tolerável o uso pano de cabeça – à exceção do recebimento de Asè, em Oro);

 

AJOYÊ / EKEJI:

AFRICANA OU KAFITA: Ekeji não usa saia com anáguas de baiana;

TOALHINHA: A cada dia é mais raro vermos uma Ekeji com uma toalhinha para “enxugar” o Òrìsà. Ali esta o segredo das ekedes  na toalha.

Adja de ekede tem duas bocas.

 

ADES, COROAS E PARAMENTAS DE ÒRÌSÀS:

DISCERNIMENTO E COERÊNCIA: Deve-se ter coerência ao vestir os Òrìsàs (Nossos deuses são elementos da natureza, que utilizam representações da natureza, POR ISSO NÃO DEVEM SER CARNAVALIZADOS);

 

MÁSCARAS: É inadmissível a utilização de máscaras na confecção da Roupa dos Òrìsàs;

ALTURA DOS ADES: Deve se ter discernimento, coroas são coroas até o queixo.
ÒSÀLÁS VELHOS: ÒSÀLÁ SÓ USA BRANCO. Esse é um Òrìsà Fúnfún, não admite prata ou “azul clarinho”

PENAS.: Nossa religião é tribal, a utilização de penas na confecção das roupas dos Òrìsàs deve ser ponderada e não excessiva;

SÀNGÓ: Não tolera roupas roxa ou preta, usa um saiote feito de tiras e não uma saia.

 

ÀSÈSÈ: - LEVA UM LENÇOL DE SOLTEIRO E MOEDAS.  EFUN NO BOLSO.

HOMENS: Calça, Camisa de Ração (brancos) e Ékété;

MULHERES: Saia de ração e camisa de crioula (brancas);

PROÍBIDO: Brilho, Bordados, Vazados e Roupas Coloridas;

 

- BATA:

QUEM PODE USAR: A utilização da bata é restrita as mulheres com 7 anos no chão. Se todas as feitas usarem batas, será impossível distinguir as egbomes);

 

CUMPRIMENTO: Bata é Bata e não vestido! Um ditado tradicional nos Candomblés da Bahia diz: “Quanto Maior a Bata, Maior a Ignorância da Ègbón”. “Egbome compreendida não usa bata se camisú”.

 

PANO DE CABEÇAS:

QUEM PODE USAR: A utilização do Pano de Cabeça é restrita às mulheres. O pano de cabeça, poderá ainda ser utilizado por homens, em obrigações internas em que o mesmo está “recebendo asè, como por exemplo Bori”.

 

ABAS: As abas do Pano de Cabeça, estão relacionadas ao Òrìsà da filha de Santo e a sua idade de santo (se seu Òrìsà for Oboro – masculino, você não poderá usar duas abas, sendo que essa ficou para as filhas de santo, que possuem Òrìsàs Ayabas – femininos); mulher de santo homem uma orelha, mulher de santa mulher duas orelhas.

 

ALTURA DO PANO: Deve-se ter discernimento ao usar o Pano de Cabeças. Ou oja em nosso axé a medida padrão 3 metros cumprimento e 35cm de largura.

 

 

PANO DE COSTAS:

QUEM PODE USAR: A utilização do Pano de Costas é restrita às mulheres. UTILIZAÇÃO: O pano da costa deve ser colocado na altura dos seios (somente as egbomes quando estão trajadas de Bata, podem usar o pano na cintura). Homens não usam pano da costa.

 

FIOS DE CONTA.:

AFRICANOS/CORAIS/PEDRAS: de uso exclusivo para autoridades do Candomblé e as pessoas com obrigação de sete anos (obrigações arriadas);

biqueto, com 3 anos

mojolo ou yianifá – 7 anos

rungebe - 7 anos.

Delogun – até os 7 anos ai faz o mojulo. Fio de gomos.

SAIAS:

QUEM USA: Uso restrito à mulheres (homem não usa saias. Seu Òrìsà se for ayaba);

CUMPRIMENTO: A saia deve ser longa, cobrindo o calçolão (o uso de saieta é cabível somente para Òrìsàs masculinos – em mulheres); comprimento da saia 4,5cm.

 

ROUPAS BRILHOSAS: A utilização de roupas com muito brilho está condicionada ao Òrìsà e à determinados Òrìsàs (existem roupas para dançar o Sìré e roupas para vestir os Òrìsàs, sendo que alguns também não toleram o brilho);

 

BORDADOS: As roupas bordadas como Rechilieu, Asa de Mosca, Roda de Quiabo e panos mais elaborados, são de uso exclusivo para autoridades e pessoas com obrigação de sete anos arriada. Mais com bordados mais simples podem ser usadas após a iniciação ou mesmo abada mais cumprido. Alaká só após 7 anos.

BRINCOS E PULSERIAS ETC.:

Ìyáwò de Òrìsà Oboro (Santo Masculino), não deve usar brincos e/ou pulseiras. Nem maquilagem. Sapato com salto

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