Alexandre de Exu


Orixá Oduduwa

O guardião das almas ou Ajaegungun.

 

É um orixá ligado a criação e o mais importante para nós, juntamente com Exu e Ori. Dentro dos pilares do culto ao nosso sagrado, e que carregamos o Exu-Obara, que vem a ser o rei do nosso corpo e Baba-Ori.

Mais  Oduduwa é o orixá que no seu compartimento secreto, guarda o segredo de cada um de nós, da nossa criação por Olodumare.

Conta lenda que Deus criou uma leva de espíritos e entregou a Oduduwa, para que cuida se deles para habitar não só os corpos que Obatalá estava encarregado de fazer. Mais também o aye que a Orixá Odudua já havia criado.

E esses corpos físicos que iriam para o aye onde os espíritos iriam habitar.

Obatalá que ficou bêbado e não criou o aye e a tarefa coube a Odudua.

Olodumare  então a Obatala a missão providenciar os corpos físicos que os espíritos iriam viver no aye.

Olodumare deu a Oduduwa a missão cuidar dos espíritos e ver o progresso deles.

Oduduwa separou os espíritos em grupos para encarnarem e evoluírem. Mais separou um grupo de orixás que o iriam ajudar diretamente recebendo esses espíritos no aye.

Oduduwa via os progressos de Obatalá, Ori, Ajala e Orugama criando os  corpos e a cabeça dos seres humanos, onde muitos não ficaram boas.

Mais as três ultimas experiência das raças que seriam humana, ele aprovou testes, mais uma deu mais certo que existe até hoje.

Oduduwa determinou que os orixás que o estavam ajudando encarnassem nos corpos para receber os espíritos. E que ficariam ligados a eles para sempre em todas encarnações.

Ficariam conhecidos como filho do orixá que o recebeu na sua primeira encarnação no aye.

 

Então os espíritos que encarnaram junto a Ogun, ficaram como filhos de Ogun. Os de Oya a mesma coisa e assim por diante. Então quando dizemos que somos filhos de um orixá, Estamos dizendo que nossa primeira encarnação foi nas terras daquele santo. Pois assim Oduduwa determinou.

Mais também determinou que após deixar o corpo devessem ser lavados a ele, onde ele vai  avaliar  o progresso do espírito no corpo e os erros. Determinando como será a próxima vinda ao corpo. E o que devera passar, após ouvir os orixás Ori, Ikú e Exu-Obara.

 

Quando sacrificamos qualquer bicho juramos para Oduduwa, que vamos usar aquela carne para podemos nos alimentar nosso corpo material  e continuar jornada de evolução. E que amanhã seremos melhor que hoje e assim por diante.

 

Após termos esse momento com Oduduwa, ficamos regidos pelo orixá  Òro, pois somos egun (espíritos ), podendo ter ligação com o orixá Oshô ou com as Gèlèdés. E para o egun fazer alguma coisa precisa da licença de Achuquelu. Temos outros orixás ligados como: Oya, Onirá e Ibeje.  

 

Antes de começarmos qualquer  atividades espirituais temos que dar satisfação a Oduduwa e os ancestrais. Senão vai dar ruim nosso sacrifício.

O bastão de Oduduwa com um galo representa o despertar espiritual, já que o galo canta para acordar no mundo físico. Ele em cima do planeta terra, a responsabilidade pelos espíritos.  Esse orixá e fundamental na cultura africana.

Veja mais assuntos...