Alexandre de Exu


Cerimônia fúnebres

A cerimônia fúnebre  é tão importante quando a feitura. E esta vinculada a ela. Não se pode ser enterrado sem ter o que foi feito na feitura desfeito. Todo sacerdote sabe disso ao iniciar uma pessoa. Por isso não se deve ficar mudando de casa de santo, pois acaba ninguém pegando essa responsabilidade, pois que fez o santo diz que não tem mais responsabilidade e se mudando de casa nenhum zelador vai pegar para fazer, pois não é da casa, veio apenas para obrigação. 

Axexe é apenas uma das cerimônias fúnebres sendo que tem outras e elas mudam de nome de acordo com a nação.

Mais ao contrario de ser triste ela festeja a volta daquele que completou sua missão perante aos sagrados e o eterno. E agora ao criador.

O numero de dias que dura varia muito pela importância do falecido para a comunidade. Não estou aqui descrevendo essas cerimônias e sim mostrando a importância delas. Pois o africano vivia se preparando para o dia que fará a grande viagem de volta ao mundo espiritual de onde continuará seu trabalho de proteger os que amam. Pois na cultura africana na morte se continua a mesma coisa, pois o espírito não descansa nunca. Ele evolui sempre.

 

cuide sempre da sua ancestralidade com flores, velas e um ekô. sua vida vai andar

Veja mais assuntos...